Gaudium news > Leão XIV retoma tradição dos Exercícios Espirituais no Palácio Apostólico

Leão XIV retoma tradição dos Exercícios Espirituais no Palácio Apostólico

Os Exercícios Espirituais de 2026 serão realizados entre os dias 22 a 27 de fevereiro, sendo os primeiros do novo pontificado.

Leao XIV retoma tradicao dos Exercicios Espirituais no Palacio Apostolico

Cidade do Vaticano (26/01/2026 10:16, Gaudium Press) Os Exercícios Espirituais da Cúria Romana voltarão a ser realizados no Palácio Apostólico a partir deste ano. Esta é mais uma tradição retomada pelo Papa Leão XIV, marcando o retorno de práticas estabelecidas há décadas e representando uma mudança em relação ao formato implementado no pontificado de seu antecessor, Francisco.

Sacerdotes, seminaristas e religiosos são obrigados pelo Direito Canônico a realizar os Exercícios Espirituais ao menos uma vez por ano. No ano de 1929, através da encíclica ‘Mens Nostra’, o Papa Pio XI institucionalizou essa prática estabelecendo que ele e seus colaboradores realizariam essa obrigação anualmente no Vaticano.

Tradição quebrada com Francisco

Os Exercícios Espirituais eram realizados durante o Advento, até o Papa Paulo VI os transferir para a Quaresma. O local tradicional era a antiga Capela de Matilde, no Palácio Apostólico, que no final da década de 1980 foi renomeada como ‘Redemptoris Mater’. A prática foi realizada ali também durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI.

Essa tradição sofreu uma mudança significativa no pontificado de Francisco, que decidiu que o retiro espiritual deveria ser realizado fora de Roma. Uma casa próxima ao Castel Gandolfo foi escolhida para tal e a cúria passou a ir de ônibus até o local. A pandemia e problemas de saúde do Pontífice argentino fizeram com que a dinâmica mudasse novamente.

Pregador será Agostiniano?

No ano de 2020, os membros da cúria foram aconselhados por Francisco a suspenderem suas atividades e se retirarem para a oração pessoal durante esse período. Em 2025, enquanto a cúria romana ouvia as meditações da Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa acompanhava os Exercícios Espirituais do hospital onde estava internado.

Os Exercícios Espirituais de 2026 serão realizados entre os dias 22 a 27 de fevereiro, sendo os primeiros do pontificado de Leão XIV. A escolha do pregador para os Exercícios Espirituais historicamente indicam futuros colaboradores papais. Há inclusive a possibilidade do Santo Padre escolher um pregador agostiniano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas