Gaudium news > Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior é selada

Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior é selada

A cerimônia foi presidida de forma privada pelo Cardeal Arcipreste Makrickas, na presença do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Ravelli.

Porta Santa da Basilica de Santa Maria Maior e selada 1

Roma – Itália (14/01/2026 18:45, Gaudium Press) O Cardeal Rolandas Makrickas, Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, presidiu, na noite da última terça-feira, 13 de janeiro, o rito da “muratura” da Porta Santa da Basílica Papal. Realizada de forma privada, a cerimônia foi conduzida por Monsenhor Ľubomír Welnitz, cerimoniário pontifício, na presença do mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Giovanni Ravelli.

Porta Santa da Basilica de Santa Maria Maior e selada 2

Uma parede de tijolos foi construída dentro da Basílica, por trabalhadores do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, para selar a Porta Santa. Dentro dessa parede foi inserida uma caixa de bronze, contendo o protocolo de fechamento da Porta Santa, a chave da Porta, algumas medalhas pontifícias desde o último fechamento da Porta Santa, em 2016, até hoje, juntamente com uma medalha comemorativa da Basílica

Porta Santa da Basilica de Santa Maria Maior e selada 4

Para que servem as Portas Santas?

Portas Santas são abertas apenas por ocasião de um Jubileu, celebrados a cada 25 anos ou em convocatórias jubilares extraordinárias. Elas não são apenas um umbral físico, mas um símbolo do convite divino para um novo começo, um caminho de esperança que é aberto para todos. A abertura de uma Porta Santa é um ato profundamente significativo para a Igreja Católica, pois é o início de um tempo de graças que nos convida à reconciliação, à conversão e a um renovado encontro com Deus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas