Gaudium news > Mosaico retratando Leão XIV é apresentado ao Pontífice no Vaticano

Mosaico retratando Leão XIV é apresentado ao Pontífice no Vaticano

A peça, produzida pelo estúdio do Mosaico Vaticano da Fábrica de São Pedro, será instalada na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no espaço ao lado do retrato do Papa Francisco.

Mosaico retratando Leao XIV e apresentado ao Pontifice no Vaticano 2

Cidade do Vaticano (14/01/2026 13:33, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 14, foi apresentado ao Papa Leão XIV um mosaico circular que será instalado na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no espaço ao lado do retrato do Papa Francisco, na nave direita da Basílica, a uma altura de cerca de 13 metros. Seguindo a tradição, o mosaico, chamado ‘clipeo’ é confeccionado após a eleição de cada Pontífice.

Mosaico retratando Leao XIV e apresentado ao Pontifice no Vaticano 3

Obra produzida pelo estúdio do Mosaico Vaticano da Fábrica de São Pedro

A peça, produzida pelo estúdio do Mosaico Vaticano da Fábrica de São Pedro, foi mostrada ao Santo Padre na pequena sala da Sala Paulo VI. Estiveram presentes o Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica de São Pedro, o Cardeal James Michael Harvey, Arcipreste de São Paulo Fora dos Muros, e o Abade do Mosteiro de São Paulo, Padre Donato Ogliari. Junto deles estavam o mestre Rodolfo Papa e o diretor do Estúdio do Mosaico Vaticano, Paolo Di Buono.

Mosaico com 137 centímetros de diâmetro e composto por 15 mil peças

De acordo com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, este mosaico circular foi realizado com esmaltes vítreos e ouro sobre uma estrutura metálica, as peças foram criadas utilizando a antiga técnica do mosaico cortado e foram fixadas com o estuque oleoso da tradição vaticana. Com um diâmetro de 137 centímetros, o mosaico é composto por 15 mil peças.

Mosaico retratando Leao XIV e apresentado ao Pontifice no Vaticano 1

Óleo sobre tela foi concebido para a transposição em mosaico

A obra artística retrata um esboço pictórico do mestre Rodolfo Papa, um óleo sobre tela que tem as mesmas dimensões do medalhão em mosaico, concebido especialmente para a transposição em mosaico. Ele será conservado na Fábrica de São Pedro, no Vaticano, junto com toda a série de retratos dos pontífices. Ao final do encontro, Leão XIV rezou, ao lado da obra, junto com os presentes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas