Gaudium news > Filipinas: Procissão do Nazareno Negro atrai número recorde de devotos

Filipinas: Procissão do Nazareno Negro atrai número recorde de devotos

De acordo com dados da Igreja local, por volta de 9,6 milhões de devotos participaram das atividades do Nazareno 2026, sendo essa a maior participação registrada na história.

Filipinas Procissao do Nazareno Negro atrai numero recorde de devotos

Manila – Filipinas (12/01/2026 12:21, Gaudium Press) A procissão deste ano de 2026 com a venerada imagem de Jesus Nazareno, popularmente conhecida como o ‘Nazareno Negro’, em Manila, nas Filipinas, foi a mais longa já registrada. Iniciada às 4h da manhã do dia 9 de janeiro, a procissão foi concluída às 10h50 do dia 10 de janeiro, durando quase 31 horas e atraindo o maior número de devotos já registrado em sua história.

Procissão do Nazareno Negro de 2026 foi a mais longa da história

Segundo o porta-voz da Igreja de Quiapo, Padre Robert Arellano, a duração excepcionalmente longa foi causada principalmente pelo grande número de devotos que percorreram o trajeto de 5,8 quilômetros, do Parque Rizal até o Santuário Nacional de Jesus de Nazaré. “Até agora, esta é a mais longa”, afirmou o sacerdote destacando que as ondas da multidão repetidamente atrasaram o movimento da imagem venerada ao longo da procissão.

9,6 milhões de devotos participaram das atividades do Nazareno 2026

De acordo com dados da Igreja local, por volta de 9,6 milhões de devotos participaram das atividades do Nazareno 2026, sendo essa a maior participação registrada desde o início da devoção anual. Esse número inclui os participantes da Transladação, das Santas Missas na Tribuna Quirino, da Novena e de outras atividades que tiveram o seu início no dia 31 de dezembro de 2025.

7,5 milhões de participantes somente na Transladação

O governo da cidade de Manila estima que somente a Transladação reuniu 7,5 milhões de participantes. Já a Igreja de Quiapo registrou cerca de 5,5 milhões. A diferença nos números apresentado ocorre por conta dos diferentes métodos utilizados na contagem. Foram registrados 1.057 casos médicos durante a procissão, a maioria envolvendo exaustão, ferimentos leves e desidratação. A procissão também deixou quatro vítimas fatais. “Pedimos a todos que orem por eles”, exortou o Padre Arellano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas