Gaudium news > Consistório: Sinodalidade e Missão são os temas escolhidos pelos Cardeais

Consistório: Sinodalidade e Missão são os temas escolhidos pelos Cardeais

Outros dois temas que também estavam entre as 4 opções eram: a Liturgia e a constituição apostólica ‘Praedicate Evangelium’ sobre a Cúria Romana e seu serviço às Igrejas locais.

Consistorio Sinodalidade e Missao sao os temas escolhidos pelos Cardeais 1

Cidade do Vaticano (01/08/2026 12:57, Gaudium Press ) Na sessão primeira do Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, o primeiro de seu pontificado, os cerca de 170 Cardeais de todo o mundo, que estão reunidos no Vaticano, tiveram que escolher apenas dois temas para refletir durante o encontro, por razões de tempo e para garantir um aprofundamento mais adequado.

Cardeais escolheram escolher dois entre quatro temas

No total, foram apresentados quatro temas, entre os quais os purpurados escolheram por ampla maioria: “Sínodo e sinodalidade” e “Evangelização e espírito missionário na Igreja à luz da Evangelii gaudium”. Os outros dois temas que também estavam entre as opções eram: a Liturgia e a constituição apostólica ‘Praedicate Evangelium’ sobre a Cúria Romana e seu serviço às Igrejas locais.

Questionado por jornalistas sobre o motivo pelo qual o tema da liturgia não foi incluído, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, explicou que “um tema não exclui o outro. O Papa recebeu periodicidades de uma urgência ou da necessidade percebida de alguns temas. E será possível encontrar uma maneira de a tambémbordá-los dentro dos outros”.

Consistorio Sinodalidade e Missao sao os temas escolhidos pelos Cardeais 2

Metodologia baseada na sinodalidade

A metodologia adotada nos trabalhos da tarde também foi baseada na sinodalidade. Todos os participantes estavam sentados em torno de mesas circulares, divididos em 20 grupos por idioma, com disciplinas de cerca de três minutos cada. Esse foi o mesmo procedimento dos dois últimos Sínodos sobre a sinodalidade. Leão XIV explicou que “a sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Primeira parte do Consistório

A primeira parte do Consistório aconteceu na Sala do Sínodo, para sessão introdutória, presidida pelo Cardeal Ángel Fernández Artime, pró-prefeito do Dicastério para a Vida Consagrada. Houve o cântico do Veni Creator, a leitura de um trecho do capítulo 6 do Evangelho de São Marcos, dois minutos de silêncio, uma breve saudação do Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e uma meditação do Cardeal Timothy Radcliffe.

Em seguida, os Cardeais se deslocaram até o Auditório Paulo VI para os trabalhos em grupo, dos quais o Papa não participou, tendo retornado apenas para ouvir os relatórios finais. Apenas os secretários dos primeiros nove grupos (compostos por Cardeais das Igrejas locais, pois os da Cúria o Pontífice podem consultar com mais facilidade) puderam apresentar o trabalho realizado e os motivos que levaram à escolha dos dois temas. Os secretários das outras mesas onze forneceram apenas os títulos das temáticas escolhidas.

Consistorio Sinodalidade e Missao sao os temas escolhidos pelos Cardeais 3

Segundo dia do Consistório

O segundo dia prossegue com o debate e a reflexão durante a sessão da manhã, precedida por uma Santa Missa no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV e concelebrada pelos Cardeais. Na parte da tarde, ocorrerá a terceira sessão e o encerramento. Não está previsto um texto final, pois o objetivo é aprender um estilo para trabalhar juntos e criar algo novo.

Em sua intervenção final, o Santo Padre afirmou que o caminho é tão importante quanto a concluir destacando mais uma vez a importância da “experiência de colegialidade” para buscarmos juntos compreender o que o Espírito Santo quer para a Igreja hoje e amanhã. “O tempo é brevíssimo. Sinto a necessidade de poder contar com vocês. Vocês chamaram este servo para esta missão; é importante discernirmos juntos”, acrescentou, manifestando o seu desejo de uma “Igreja missionária”, uma Igreja “que olha para além de si mesma”, cuja razão de ser é anunciar o Evangelho. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas