Gaudium news > “Os Cardeais formam uma comunidade de Fé, não uma equipe de especialistas”, diz Leão XIV

“Os Cardeais formam uma comunidade de Fé, não uma equipe de especialistas”, diz Leão XIV

No segundo dia do Consistório Extraordinário, o Santo Padre presidiu uma Santa Missa no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, concelebrada pelos 170 Cardeais participantes.

Os Cardeais formam uma comunidade de Fe nao uma equipe de especialistas diz Leao XIV 1

Cidade do Vaticano (08/01/2026 15:02, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 8, o Papa Leão XIV presidiu uma Santa Missa no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, com os cerca de 170 Cardeais participantes do Consistório extraordinário em andamento no Vaticano, iniciado ontem e que se encerrará hoje.

Os Cardeais formam uma comunidade de Fe nao uma equipe de especialistas diz Leao XIV 3

É preciso parar para rezar, ouvir, refletir e voltar a focar cada vez melhor a meta

Em sua homilia, se dirigindo aos purpurados, o Santo Padre afirmou que todos interromperam por algum tempo as suas atividades e renunciaram a compromissos importantes, para se reunir e discernir “o que o Senhor nos pede para o bem do seu Povo”. De fato, o verbo ‘consistere’, raiz da palavra ‘Consistorium’, pode ser interpretado como ‘parar’.

Segundo o Pontífice, trata-se de um gesto muito significativo, profético, especialmente no contexto da sociedade frenética em que vivemos. É preciso parar para rezar, ouvir, refletir e, assim, voltar a focar cada vez melhor a meta. “Não estamos aqui para promover ‘agendas’, mas para confiar os nossos projetos e inspirações ao juízo de um discernimento que nos ultrapassa ‘tanto quanto os céus estão acima da terra’ e que só pode vir do Senhor”, sublinhou.

Os Cardeais formam uma comunidade de Fe nao uma equipe de especialistas diz Leao XIV 2

Um grande ato de amor a Deus, à Igreja e aos homens e mulheres de todo o mundo

Ele também recomendou que fosse colocado sobre o Altar todos os desejos e pensamentos, oferecendo-os ao Pai em união com o Sacrifício de Cristo na celebração da Eucaristia. “O nosso Colégio, embora rico de tantas competências e dotes notáveis, na verdade, não é chamado a ser, em primeiro lugar, uma equipe de especialistas, mas uma comunidade de Fé, na qual os dons que cada um traz, oferecidos ao Senhor e por Ele restituídos, produzam, segundo a sua Providência, o máximo fruto”, explicou.

De acordo com Leão XIV, o Consistório deve ser vivido como um grande ato de amor a Deus, à Igreja e aos homens e mulheres de todo o mundo, para se deixar moldar pelo Espírito. Primeiro, na oração e no silêncio, mas também olhando-se nos olhos, ouvindo-se reciprocamente e dando voz, através da partilha, a todos aqueles que o Senhor confiou, nas mais diversas partes do mundo, aos cuidados dos Pastores.

Os Cardeais formam uma comunidade de Fe nao uma equipe de especialistas diz Leao XIV 4

A humanidade está faminta de bem e de paz

Os Cardeais se encontram hoje diante de uma humanidade faminta de bem e de paz, num mundo em que a saciedade e a fome, a abundância e a miséria, a luta pela sobrevivência e o desesperado vazio existencial continuam a dividir e a ferir as pessoas, as nações e as comunidades. Corre-se o risco de se sentir incapaz e desprovido de meios e nem sempre consegue-se encontrar soluções imediatas para os problemas a enfrentar.

Os Cardeais formam uma comunidade de Fe nao uma equipe de especialistas diz Leao XIV 5

Porém, em qualquer lugar e circunstância, sempre é possível ajudar-se mutuamente a encontrar os ‘cinco pães e dois peixes’ que a Providência nunca deixa faltar ali onde os seus filhos imploram ajuda; e acolhê-los, entregá-los, recebê-los e distribuí-los de modo que a ninguém falte o necessário. Agradecendo aos Cardeais, Leão XIV concluiu sua homilia dizendo que o que eles oferecem à Igreja é algo grandioso e a responsabilidade que partilham com o Sucessor de Pedro é grave e pesada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas