Franciscanos celebram o oitavo centenário da morte de seu Fundador
O início das celebrações está programado para ser realizado no próximo domingo, 10 de janeiro, na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis (Itália).
Assis – Itália (07/01/2026 12h02, Gaudium Press ) No próximo domingo, 10 de janeiro, a Ordem dos Frades Menores dará início às celebrações pelo VIII Centenário do Trânsito de São Francisco de Assis. A conferência será realizada às 10h (horário local) na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis (Itália). Esta é a última fase de uma jornada iniciada em 2023 e que permitiu aos franciscanos reviverem os últimos anos da vida terrena de seu fundador.
Riqueza do Carisma Franciscano
O evento contará com a presença dos ministros gerais da Família Franciscana: Frei Massimo Fusarelli, OFM, Frei Carlos Alberto Trovarelli, OFM Conv., Frei Roberto Genuin, OFM Cap., e Padre Tibor Kauser, OFS.. Participarão também o ministro geral da Ordem Terceira Regular (TOR), Frei Amando Trujillo Cano e a presidente da Conferência Internacional Franciscana de Irmãos e Irmãs da Ordem Terceira Regular, Irmã Daisy Kalamparamban.
Além desses personagens, que juntos representam uma riqueza do carisma franciscano em todo o mundo, também marcarão presenças de autoridades religiosas e civis locais, das quais se destacam: Dom Domenico Sorrentino, Bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno, e Valter Stoppini, prefeito da cidade de Assis. Através de um gesto será comemorada a reconciliação entre o Bispo e o prefeito de Assis.
Exposição da pintura mais antiga representando São Francisco de Assis
Dividido em várias partes, o rito testemunhará a riqueza do carisma franciscano e a transição simbólica do Centenário dos Estigmas para o do Trânsito. Na ocasião, a pintura mais antiga representando São Francisco de Assis será exposta na Basílica. A obra, conservada no Museu da Porciúncula, retrata o Santo com estigmas claramente visíveis e teria sido pintada em uma tábua de madeira usada para acolher e proteger o corpo de Francisco logo após sua morte.
Outra iniciativa programada para comemorar este oitavo centenário será a primeira exposição pública dos restos mortais de São Francisco, programada para acontecer entre os dias 22 de fevereiro a 22 de março de 2026 na cripta da Basílica de Assis. Mais de 250 mil peregrinos já fizeram suas reservas para visitar as relíquias do fundador dos franciscanos. (EPC)






Deixe seu comentário