Filipinas: Cardeal de Manila adverte que devoção a Jesus Nazareno se demonstra através da humildade
O Arcebispo de Manila recordou aos devotos de Jesus Nazareno que a verdadeira Fé não é mensurada através da demonstração pública, mas por atos silenciosos de amor, humildade e serviço.
Manila – Filipinas (06/01/2026 12:10, Gaudium Press) O Cardeal José Advincula, Arcebispo de Manila, Filipinas, recordou aos devotos de Jesus Nazareno que a verdadeira Fé não é mensurada através da demonstração pública, mas por atos silenciosos de amor, humildade e serviço.
Em sua homilia, durante uma das Santas Missas da Novena preparatória para a Festa de Jesus Nazareno, celebrada na Igreja de Quiapo, o purpurado destacou que a devoção deve estar centrada em Cristo, e não em si mesmo. “Esta é a essência da nossa devoção ao Senhor Jesus Nazareno. Este é também o convite e o desafio para cada um de nós: Ele deve ser exaltado, e eu devo descer”, enfatizou.
A devoção autêntica que não busca visibilidade ou elogios
Advincula disse ainda que o apelo vai além de palavras inspiradoras e exige uma conversão interior. “Estas não são apenas belas palavras; são um chamado à conversão — a abandonar o orgulho, a abandonar a raiva, a abandonar a crença de que somos o centro. E à medida que nos desapegamos, Cristo é gradualmente exaltado em nossas vidas”, garantiu.
O religioso também criticou práticas que procuram reconhecimento ou recompensa até mesmo em atos de devoção. Ele contrastou isso com a devoção autêntica que não busca visibilidade ou elogios. “A verdadeira devoção sabe dar sem precisar de reconhecimento, servir sem buscar elogios e amar sem pedir nada em troca”, disse o purpurado.
Muitos devotos que permanecem ‘sem nome’ aos olhos da sociedade
Em seguida, reconheceu os muitos devotos que permanecem ‘sem nome’ aos olhos da sociedade, observando que sua humildade reflete a profundidade de sua Fé. “Sua Fé é muito clara. O seu amor pelo Senhor não precisa ser demonstrado, basta dar graças em silêncio e amar o nosso Senhor Jesus Nazareno”, assegurou.
Por fim, afirmou que quando um desses devotos verdadeiros segura a corda da carruagem que conduz a imagem de Jesus Nazareno, não grita ‘olhem para mim’ ou ‘louvem-me’. “O que o seu coração proclama é apenas uma coisa: Jesus deve ser exaltado”, concluiu
Milhares de réplicas de imagens de Jesus Nazareno abençoadas
Mais de três mil réplicas de imagens de Jesus Nazareno foram abençoadas no último sábado, 3, como parte dos preparativos para a festa de 9 de janeiro. No total, 3.338 réplicas foram abençoadas do lado de fora da Igreja de Quiapo, após a quarta Santa Missa da novena, presidida pelo Bispo de Infante, Dom Dave Dean Capucao. A atividade durou cerca de sete horas. (EPC)






Deixe seu comentário