Cardeal Parolin representará Leão XIV em celebrações pelos 800 anos da Catedral de Bruxelas
As cerimônias festivas estão programadas para acontecer no próximo domingo, dia 11 de janeiro.
Bélgica – Bruxelas (05/01/2026 10:33, Gaudium Press) O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, representará o Papa durante as celebrações pelo aniversário de 800 anos da Catedral de São Miguel e Santa Gudula, em Bruxelas. As cerimônias festivas estão programadas para acontecer no próximo domingo, dia 11 de janeiro.
Foi o próprio Leão XIV quem nomeou Parolin como legado pontifício para esta ocasião. A catedral belga foi construída no ano de 1226 por decisão de Henrique II, duque de Brabante. Dedicado a São Miguel e a Santa Gudula, padroeiros da cidade, o templo foi erguido no local de uma pequena igreja situada no cruzamento das estradas que ligavam a França à Alemanha.
Celebrações especiais ao longo do ano de 2026
O Arcebispo de Malinas-Bruxelas, Dom Luc Terlinden, presidirá uma Santa Missa no dia 11 de janeiro, que contará com a presença do Cardeal Parolin, de todos os Bispos do país e da família real belga.
Ao longo do ano de 2026, serão realizados numerosos eventos culturais e espirituais para celebrar este aniversário. Dentre eles estão: concertos, conferências e exposições sobre a história da Catedral, que é considerada uma obra-prima da arquitetura gótica de Brabante. (EPC)






Deixe seu comentário