Espanha: Caminho de Santiago recebeu mais de meio milhão de peregrinos em 2025
Pela primeira vez, desde que foi iniciada a contagem oficial de peregrinos, a marca de meio milhão de visitantes foi ultrapassada.
Foto: Unsplash/Pablo Breton.
Espanha – Santiago de Compostela (02/01/2026 14:35, Gaudium Press) O número de peregrinos que realizaram o Caminho de Santiago ao longo do ano de 2025 bateu o recorde histórico superando todos os anos anteriores. Pela primeira vez, desde que foi iniciada a contagem oficial de peregrinos, a marca de meio milhão de visitantes foi ultrapassada.
Espanhóis seguem sendo mais numerosos
De acordo com dados divulgados pelo Escritório do Peregrino em Santiago de Compostela, um total de 530.987 peregrinos receberam seus certificados ao longo do ano passado. Destes, pouco mais da metade (53,4%) eram mulheres. O público feminino superou o masculino em quase 35 mil pessoas.
A nacionalidade mais numerosa, como já é costume, foi a de espanhóis (228.527). Em segundo lugar, estavam os norte-americanos (43.980), os italianos conquistaram o terceiro lugar (26.680), seguidos de perto pelos alemães (24.356). No total, foram registradas 2.536 chegadas da Áustria. E 257 peregrinos chegaram a Santiago na véspera de Ano Novo.
Crescimento no número de peregrinos
Os organizadores acreditam que neste ano de 2026 o crescimento continue e aumente ainda mais em 2027. Essa expectativa é alimentada pelo fato de que o próximo Ano Santo de São Tiago é iniciado esse ano, o que sempre acontece quando o dia de São Tiago, 25 de julho, cai em um domingo.
Apesar de serem muito frequentadas desde a Idade Média, as rotas de peregrinação ao túmulo do Apóstolo Tiago, em Santiago de Compostela, não possuem dados numéricos oficiais sobre os peregrinos daquela época. A contagem foi iniciada somente na década de 1980, por iniciativa do Papa São João Paulo II e do Conselho da Europa.
Caminho de Santiago de Compostela: a Avenida da Europa
O Caminho de Santiago de Compostela, cuja meta é a Catedral de Santiago, é conhecido também como a ‘Avenida da Europa’. Os que o realizam a partir de diferentes rotas devem completar o mínimo de 100 quilômetros a pé ou 200 quilômetros de bicicleta ou a cavalo para obter a Compostela, que é o certificado que se entrega aos peregrinos uma vez que se chega a Santiago de Compostela e se realiza a rota jacobina com fins religiosos. (EPC)







Deixe seu comentário