Ano Jubilar da Esperança é concluído nas Igrejas Particulares
Este Jubileu de 2025 teve por lema ‘Peregrinantes in Spem’ (Peregrinos da Esperança).
Redação (29/12/2025 13:58, Gaudium Press) No último domingo, 28 de dezembro, foi concluído o Ano Jubilar nas Igrejas Particulares, seguindo a Bula de Proclamação do Jubileu ‘Spes non confundit’ do Papa Francisco. A abertura solene do Ano Jubilar nas Igrejas Particulares foi realizada há exato um ano, no dia 29 de dezembro de 2024. Diversas igrejas e capelas pelo mundo foram designadas pelos Bispos para que os fiéis pudessem obter indulgências jubilares.
Este Jubileu de 2025 teve por lema ‘Peregrinantes in Spem’ (Peregrinos da Esperança). Na Bula de Proclamação do Jubileu, o Papa Francisco manifestou seu desejo de que este evento da Igreja Católica fosse uma oportunidade para todos reacenderem a esperança, sobretudo aquelas pessoas desanimadas que olham para o futuro com ceticismo e pessimismo, como se nada pudesse lhes trazer felicidade.
Fechamento das Portas Santas nas Basílicas Papais
Nos últimos dias do Ano Santo acontecem as cerimônias de fechamento das Portas Santas nas Basílicas Papais em Roma. A Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior foi a primeira a ser fechada, o rito foi presidido pelo Cardeal Rolandas Makrickas no dia de Natal. No sábado, 27 de dezembro, foi fechada a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. A cerimônia foi presidida pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Arcipreste Baldassare Reina.
No domingo, 28 de dezembro, foi a vez da Porta Santa da Basílica de São Paulo Fora dos Muros ser fechada. O cerimonial foi presidido pelo Cardeal Arcipreste James Harvey durante uma Celebração Eucarística. No dia 6 de janeiro de 2026, Solenidade da Epifania, o Papa Leão XIV concluirá o Jubileu Ordinário, fechando a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. (EPC)






Deixe seu comentário