Gaudium news > Papa Leão XIV faz apelo à paz em sua mensagem ‘Urbi et Orbi’

Papa Leão XIV faz apelo à paz em sua mensagem ‘Urbi et Orbi’

O Pontífice também chamou os fiéis para refletirem sobre o verdadeiro significado do Natal: a chegada de Jesus ao mundo como luz, esperança e paz para a humanidade.

Papa Leao XIV faz apelo a paz em sua mensagem Urbi et Orbi 3

Cidade do Vaticano (26/12/2025 10:14, Gaudium Press ) Durante sua mensagem ‘Urbi et Orbi’, na última quinta-feira, 25 de dezembro, o Papa Leão XIV encontrou os fiéis a refletirem sobre o verdadeiro significado do Natal: a chegada de Jesus ao mundo como luz, esperança e paz para a humanidade. A liturgia da Missa do Galo celebra este evento com palavras que ressoam profundamente: “Exultamos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz”.

Papa Leao XIV faz apelo a paz em sua mensagem Urbi et Orbi 1

Jesus é a nossa paz porque nos liberta do pecado

O Pontífice registrou que o Menino Jesus nasceu em um estábulo pois não havia lugar para ele na hospedaria. Nossa Senhora o envolveu em panos e o deitou numa manjedoura. Este gesto revela que o Filho de Deus, o Criador de todas as coisas, escolheu a pobreza e a humildade por amor à humanidade. Com o seu nascimento, Jesus concorda-se com os marginalizados, os excluídos e os que sofrem, mostrando que a verdadeira grandeza reside na solidariedade e no amor ao próximo.

Papa Leao XIV faz apelo a paz em sua mensagem Urbi et Orbi 4

Jesus é a nossa paz porque nos liberta do pecado e nos ensina a viver com responsabilidade, explicou Leão XIV. A paz não é simplesmente a ausência de conflito, mas o fruto do reconhecimento das nossas próprias falhas, do pedido de perdão e do compromisso com os outros. Somente a partir de um coração perdoado, repleto de amor, é possível construir relações de harmonia e justas. “Deus, que nos criou sem nós, não pode nos salvar sem nós”, recordou.

Apelo à paz mundial

Em sua mensagem, o Papa também fez um apelo à paz mundial, registrando a situação no Médio Oriente, na Ucrânia, na América Latina, em Mianmar, no Sudão, no Haiti e em outras regiões afetadas por conflitos, violência e catástrofes naturais. Ele pediu aos líderes políticos e à comunidade internacional para que, inspirados pelo Menino Jesus, trabalhassem pela reconciliação, pelo diálogo e pela justiça.

Papa Leao XIV faz apelo a paz em sua mensagem Urbi et Orbi 2

O Santo Padre também enfatizou a identificação de Cristo com aqueles que sofrem: os pobres, os migrantes, os refugiados, os jovens desempregados, os explorados e os prisioneiros. Ele nos gravou que abrir nossos corações a eles é aberto ao próprio Jesus, que nos convida a compartilhar sua paz e seu amor. “O nascimento do Senhor é o nascimento da paz”, destacado.

Viver o Natal não apenas como uma celebração

Leão XIV registrou ainda que o Natal nos oferece um presente duradouro: Cristo feito homem, que vem para salvar, não para condenar. Sua chegada não é passageira, mas para permanecer, curar feridas e trazer paz ao coração humano. O Pontífice exortou aos fiéis para que vivam o Natal não apenas como uma celebração, mas como um compromisso concreto com a paz, a justiça e a fraternidade.

Papa Leao XIV faz apelo a paz em sua mensagem Urbi et Orbi 5

O Natal é mais do que luzes e presentes; é um apelo para considerarmos a nossa responsabilidade na construção de um mundo mais justo e pacífico, destacou o Papa. O Santo Padre concluiu sua mensagem afirmando que cada ato de amor e solidariedade reflete a luz que Cristo traz ao mundo: a verdadeira luz que ilumina o coração de todas as pessoas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas