Como será o primeiro Natal de Leão XIV?
Confira as celebrações pontifícias para o Tempo litúrgico do Natal e também as primeiras cerimônias do Papa previstas para o ano novo de 2026.
Cidade do Vaticano (24/12/2025 10:34, Gaudium Press) Sete meses após o início de seu Pontificado, o Papa Leão XIV se prepara para celebrar pela primeira vez os ritos natalinos. Às 22h de hoje (horário de Roma – 18h no horário de Brasília), 24 de dezembro, o Pontífice presidirá a Santa Missa da Noite pela Solenidade do Natal do Senhor na Basílica do Vaticano.
Santa Missa do dia de Natal reintroduzida no calendário de celebrações pontifícias
Durante a procissão até o presépio da Basílica, o Santo Padre será acompanhado por dez crianças com flores nas mãos. Elas são provenientes da Coreia do Sul, Índia, Moçambique, Paraguai, Polônia e Ucrânia. Leão XIV reintroduziu a Missa do dia de Natal no calendário das celebrações papais. Seus antecessores, o Papa Francisco e o Papa Bento XIV, nunca a celebraram. A última vez que ela tinha sido celebrada foi com o Papa São João Paulo II, em 25 de dezembro de 1994.
A Santa Missa do dia 25 de dezembro será presidida por Leão XIV na Praça São Pedro, às 10h (horário local – 6h no horário de Brasília). Ao meio-dia, diretamente do Balcão Central da Basílica, o Pontífice concederá a bênção ‘Urbi et Orbi’. No dia 26 de dezembro, memória litúrgica de Santo Estêvão, primeiro mártir da Igreja, o Papa recitará a oração do Angelus na Praça São Pedro, assim como no domingo, 28 de dezembro. No dia 31 de dezembro, o Santo Padre realizará a Audiência Geral e às 17h, recitará as Primeiras Vésperas e o Te Deum em agradecimento pelo ano de 2025.
Primeiras celebrações pontifícias de 2026
No dia 1º de janeiro de 2026, Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, Leão XIV presidirá a Santa Missa na Basílica de São Pedro, às 10h, pelo 59º Dia Mundial da Paz. Em seguida, ele recitará o Angelus. O Papa escreveu uma mensagem sobre o tema intitulada ‘A paz esteja com todos vocês. Rumo a uma paz desarmada e desarmante’.
No dia 4 de janeiro de 2026, primeiro domingo do ano novo, o Pontífice recitará o Angelus na Praça São Pedro e no dia 6, Epifania do Senhor, presidirá a Santa Missa às 9h30 e o encerramento da Porta Santa com a conclusão do Jubileu 2025 dedicado à esperança. No domingo, 11 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, Leão XIV celebrará a Santa Missa na Capela Sistina e administrará o sacramento do Batismo a algumas crianças. As celebrações Pontifícias serão transmitidas pelo canal do YouTube da Vatican News. (EPC)






Deixe seu comentário