Sacerdote espanhol é nomeado capelão da Casa Pontifícia
O título de Capelão de Sua Santidade é a única distinção honorífica que se manteve em vigor após as reformas de simplificação implementadas pelo Papa Francisco em 2014.
Cidade do Vaticano (23/12/2025 10:05, Gaudium Press) O Padre Salvador Aguilera López foi nomeado pelo Papa Leão XIV como capelão da Casa Pontifícia. O anúncio oficial foi feito no último sábado pela Arquidiocese de Toledo (Espanha).
De acordo com a Arquidiocese Primacial da Espanha, a nomeação ocorreu “em reconhecimento ao seu extenso trabalho a serviço da Sé Apostólica”, fato que demonstra “a estima do Pontífice pelo serviço eclesial e pela formação teológica”.
Padre Aguilera pode ser chamado de Monsenhor
O sacerdote espanhol de 43 anos foi recebido pelo Papa Leão XIV no claustro do Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano. Durante o encontro, o Padre Aguilera agradeceu ao Santo Padre por tê-lo nomeado entre seus capelães e em seguida o Pontífice lhe presenteou com um rosário.
O título de Capelão de Sua Santidade é a única distinção honorífica que se manteve em vigor após as reformas de simplificação implementadas pelo Papa Francisco em 2014 para o clero secular. Como capelão do Papa, o Padre Aguilera pode ser chamado de Monsenhor, usar a batina com botões e detalhes roxos, assim como a faixa da mesma cor, sinalizando sua pertença à Casa Pontifícia.
Breve biografia do Padre Salvador Aguilera López
Nascido em Ronda, Málaga, (Espanha), no ano de 1982, Salvador Aguilera López recebeu a ordenação sacerdotal em julho de 2007. Ele é doutor em Teologia e especialista em liturgias orientais e no rito hispano-moçárabe e desde 2013, é oficial do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano.
Em janeiro deste ano foi nomeado como consultor do Dicastério para as Igrejas Orientais. Atua na Arquidiocese de Toledo como delegado adjunto para o Rito Hispano-Moçárabe e também é o postulador da causa de beatificação do Servo de Deus José Gálvez Ginachero e da causa de canonização do Beato José Torres Padilla, sacerdote fundador das Irmãs da Companhia da Cruz, beatificado em Sevilha em novembro de 2024. (EPC)






Deixe seu comentário