“Os preparativos para o Natal vão além das compras”, recorda Cardeal Tagle
O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização afirmou que os preparativos para o Natal devem ser feitos durante o Advento, um tempo de reconciliação, compaixão e misericórdia.
“Os preparativos para o Natal vão além das compras”, recorda Cardeal Tagle
Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos (18/12/2025 18:08, Gaudium Press) Durante uma celebração eucarística na Igreja de São José, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Cardeal Luis Antonio Tagle falou aos católicos sobre os preparativos para o Natal, convidando os presentes a viverem uma jornada de Fé e Comunhão com Maria e José, ao invés de seguir uma mera lista de preparativos para as festas.
Entre os concelebrantes da Santa Missa estavam Dom Christophe El-Kassis, Núncio Apostólico nos Emirados Árabes Unidos; Dom Paolo Martinelli, Bispo do Vicariato Apostólico da Arábia Meridional; e o Dom Paul Hinder, Bispo emérito. Diante de mais de 30 mil fiéis, o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização recordou que os preparativos para o Natal mais comuns são as compras, os planos de viagem e as refeições festivas.
Como foram os preparativos para o Natal de Maria e José?
Apesar de concordar que reunir-se em torno da comida fortalece a comunidade, o purpurado exortou aos fiéis para que reflitam mais profundamente sobre o mistério do Natal. “Como Maria e José se prepararam?”, questionou. Relembrando o medo e a incerteza enfrentados pelo casal, Tagle afirmou que “Maria e José não estavam preparados. Maria engravidou inesperadamente, enquanto José lutava para compreender a situação, preso à lei, mas movido pela compaixão”.
A prontidão de São José foi descrita pelo Cardeal não como um planejamento cuidadoso, mas como obediência nascida da Fé. Depois que o anjo revelou o plano de Deus, José ouviu e agiu imediatamente. “Após a visita do anjo e a revelação da verdade, ele despertou e tomou Maria como esposa. Essa foi a preparação de José — a preparação de um coração de Fé”, disse o ex-Arcebispo de Manila.
Em meio a tantas incertezas só há uma coisa certa
Dirigindo-se aos presentes, Tagle destacou que a história do Natal reflete as vidas de muitos de nós, marcadas por incertezas, sacrifícios e viagens não planejadas. “Há muitos eventos em nossas vidas para os quais não estamos preparados. Você pode não estar preparado para algo específico, mas está preparado para fazer a vontade de Deus”, ressaltou.
Por fim, incentivou os fiéis a fazerem do Advento um tempo de reconciliação, compaixão e misericórdia — curando relacionamentos rompidos e estendendo a mão àqueles que se sentem esquecidos durante as festas. “Em meio a tantas incertezas só há uma coisa certa: Jesus me ama! Isso é o que significa estar pronto para o Natal”, concluiu. (EPC)





Deixe seu comentário