Gaudium news > “Na pobreza do estábulo de Belém, contemplamos um mistério de humildade e amor”, declara Leão XIV

“Na pobreza do estábulo de Belém, contemplamos um mistério de humildade e amor”, declara Leão XIV

O Papa recebeu em audiência no Vaticano, as delegações do norte e do sul da Itália que doaram a decoração natalina deste ano.

Na pobreza do estabulo de Belem contemplamos um misterio de humildade e amor declara Leao XIV 2

Cidade do Vaticano (15/12/2025 10:48, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 15, o Papa Leão XIV recebeu em audiência na Sala Paulo VI, delegações do norte e do sul da Itália, dos municípios de Lagundo e Ultimo da província de Bolzano, região do Trentino-Alto Ádige, que doaram a decoração natalina deste ano ao Vaticano.

O Pontífice também recebeu uma delegação proveniente da Costa Rica formada pela primeira-dama do país, Signe Zeicate, pelo embaixador da Costa Rica junto à Santa Sé e pela artista Paula Sáenz Soto, que produziu o presépio presente na Sala Paulo VI, que faz um apelo para proteger a vida desde a concepção.

União da arte com a espiritualidade

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu todos os envolvidos na produção da “obra artística que remete a elementos típicos do território de Nocera, no sul da Itália, lugares habitados por Santo Afonso Maria de Ligório, pelos Servos de Deus Dom Enrico Smaldone e Alfonso Russo”. A obra procura “unir arte e espiritualidade numa cenografia que narra a Fé e as raízes culturais da terra de vocês”.

Na pobreza do estabulo de Belem contemplamos um misterio de humildade e amor declara Leao XIV 3

“Aos peregrinos provenientes de todas as partes do mundo que se dirigirão à Praça São Pedro, a cena da Natividade lembrará que Deus se aproxima da humanidade, torna-se um de nós, entrando na nossa história com a pequenez de uma criança. De fato, na pobreza do estábulo de Belém, contemplamos um mistério de humildade e amor”, ressaltou o Pontífice.

Nossa Senhora e seu “silêncio adorador”

O Papa ressaltou que “diante de cada presépio, mesmo aqueles feitos em nossas casas, nós revivemos aquele Acontecimento e redescobrimos a necessidade de buscar momentos de silêncio e de oração na nossa vida, para nos reencontrarmos e entrarmos em comunhão com Deus.”

Segundo Leão XIV, esse modelo de “silêncio adorador” a ser seguido vem de Nossa Senhora. “Ao contrário dos pastores que, voltando de Belém, glorificam a Deus e contam o que viram e ouviram, a Mãe de Jesus guarda tudo no seu coração. O seu silêncio não é simplesmente calar: é admiração e adoração”.

Na pobreza do estabulo de Belem contemplamos um misterio de humildade e amor declara Leao XIV 1

Simbolismo do verde da árvore de Natal e das suas luzes

Comentando sobre as folhas sempre verdes da árvore de Natal, o Santo Padre afirmou que elas são “sinal de vida e lembram a esperança que não se perde nem mesmo no frio do inverno. As luzes que o adornam simbolizam Cristo, luz do mundo, que veio para dissipar as trevas do pecado e iluminar o nosso caminho”.

“Queridos irmãos e irmãs, o Presépio e a Árvore são sinais de Fé e Esperança; enquanto os contemplamos em nossas casas, nas paróquias e nas praças, pedimos ao Senhor que renove em nós o dom da paz e da fraternidade. Deixemos que a ternura do Menino Jesus ilumine a nossa vida. Deixemos que o amor de Deus, como as folhas de uma árvore sempre verde, permaneça fervoroso em nós”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas