Gaudium news > Audiência do Papa com os Serviços Secretos: Não ao uso indevido de informações confidenciais

Audiência do Papa com os Serviços Secretos: Não ao uso indevido de informações confidenciais

Leão XIV concedeu uma audiência por ocasião do centenário da instituição.

Audiencia do Papa com os Servicos Secretos Nao ao uso indevido de informacoes confidenciais 3

Cidade do Vaticano (12/12/2025 11:10, Gaudium Press ) Pela primeira vez, funcionários da inteligência italiana foram recebidos pelo Papa Leão XIV por ocasião do centenário da instituição: em 1925, o Serviço de Inteligência Militar iniciou suas operações de inteligência na Itália. O evento ocorreu esta manhã e contou com a presença de Alfredo Mantovano, Subsecretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Delegado para a Segurança da República, e do Embaixador da Itália junto à Santa Sé, Francesco Di Nitto.

Este é um trabalho de grande responsabilidade que, ao mesmo tempo, exige — enfatizou o Papa — o máximo cuidado para garantir que as “informações fornecidas” não sejam manipuladas por ninguém em detrimento de figuras públicas “com o objetivo de intimidar, manipular, chantagear ou desacreditar”.

Audiencia do Papa com os Servicos Secretos Nao ao uso indevido de informacoes confidenciais 2

Um discurso muito claro dirigido aos líderes e funcionários dos Serviços, no entanto, enfatizou a importância deste trabalho “para antecipar possíveis cenários que possam ser perigosos para a vida da sociedade”.

No entanto, prosseguiu o Papa, este trabalho jamais poderá ignorar dois imperativos fundamentais: o respeito pela dignidade da pessoa humana e a ética da comunicação.

Audiencia do Papa com os Servicos Secretos Nao ao uso indevido de informacoes confidenciais 1

Respeito à Dignidade Humana

É evidente que -enfatizou o Papa- que, devido às necessidades superiores externas para o bem comum, os serviços de segurança recolhem informações sobre os indivíduos. Mas, apesar da grande dificuldade de encontrar um equilíbrio -como alcançado o Pontífice-, certos limites jamais deverão ser ignorados. Esses limites deveriam ser estabelecidos com precisão para salvaguardar a dignidade da pessoa, evitando as tentativas sobre quais esse conhecimento exportar alguém. Portanto, é necessário que “as atividades dos Serviços sejam regulamentadas por leis, devidamente promulgadas e publicadas, que estejam sujeitas à supervisão e ao controle judicial, e que os orçamentos sejam submetidos a auditorias públicas e transparentes”.

Ética da Comunicação

Em uma época como a nossa, tão bem informada, mas também expôs a informações distorcidas e até mesmo notícias falsas, devemos ser muito cuidadosos e não usar tais informações contra figuras públicas como instrumento de pressão para outros fins menos transparentes. Isso já aconteceu muitas vezes com a própria Igreja. “De facto, em vários países, a Igreja é vítima de serviços de inteligência que atuam com fins perversos, oprimindo a sua liberdade”, acrescentou o Pontífice.

Audiencia do Papa com os Servicos Secretos Nao ao uso indevido de informacoes confidenciais 4

Vítimas em Missões Perigosas

O Santo Padre também registrou com ternura aqueles que perderam a vida em situações difíceis, talvez até anonimamente, mas que, através do seu trabalho, intervieram para resolver problemas para pessoas e bens.

Relações com a Santa Sé

Por fim, o Leão XIV agradece aos Serviços de Inteligência que, em colaboração com a Gendarmaria Vaticano, garantem a segurança da Santa Sé, contribuindo assim para um serviço eficaz.

Em seguida, com a recomendação de sempre agir tendo o bem comum em mente e com os princípios jurídicos e éticos que salvaguardam a dignidade humana, o Papa concedeu a sua Bênção Apostólica e desejou-lhes um Feliz Natal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas