México: 13 milhões de peregrinos são esperados na Basílica de Guadalupe
O número supera os mais de 12 milhões de devotos que visitaram o Santuário Mariano nesta mesma data no ano passado.
Cidade do México (12/11/2025 12:54, Gaudium Press ) Por volta de 13 milhões de peregrinos são esperados na Basílica de Guadalupe, localizada na Cidade do México, durante as celebrações festivas da padroeira do país. O número supera os mais de 12 milhões de devotos que visitaram o Santuário Mariano nesta mesma data no ano passado.
Anualmente, uma multidão de peregrinos se reúne na Basílica mexicana nessa época para, diante do manto milagroso no qual está impressa a imagem da Virgem de Guadalupe, obrigado pelas graças alcançadas. Os devotos também pedem a proteção e intercessão da Mãe de Deus, que, no ano de 1531, apareceu ao indígena San Juan Diego.
Operação Basílica 2025 já foi iniciada
No dia 5 de dezembro as autoridades da Cidade do México iniciaram a ‘Operação Basílica 2025’, com o objetivo de receber da melhor forma possível os devotos que chegam para venerar a Santa de Guadalupe. Esta ação está programada para seguir ativa até dia 14 de dezembro.
Durante a Operação Basílica 2025, um destaque de 5.080 policiais garantirá a segurança dos peregrinos, incluindo 255 viaturas e 73 motocicletas. Também estão disponíveis três ambulâncias e cinco motoambulâncias, além de três helipontos para atendimento de emergências médicas. Policiais da Polícia Turística marcaram a presença do evento.
Um dos símbolos da identidade nacional
A chefe de governo da Cidade do México, Clara Brugada, afirmou que Nossa Senhora de Guadalupe “é um dos símbolos da identidade nacional, é um dos grandes fios que articulam a história do México”. Ela ainda falou que o governo da Cidade do México “respeita, valoriza e protege todas as expressões de Fé e tradição do nosso povo; e uma delas, a mais importante, é esta, a peregrinação de 12 de dezembro”.
De acordo com Brugada, essa visita dos peregrinos, provenientes de diversas regiões do México e inclusive de fóruns do país, traz para as empresas da Cidade do México uma receita econômica significativa. No ano de 2024, o valor total chegou a 1,6 bilhão de pesos (cerca de 88 milhões de dólares). Ela acredita que neste ano de 2025 esse valor será ultrapassado. (EPC)








Deixe seu comentário