Anuário Pontifício ganha versão digital e é lançado pela Santa Sé
A nova plataforma digital supera as limitações logísticas da versão impressa e torna o patrimônio informativo da Santa Sé consultável em qualquer lugar e a qualquer momento.
Cidade do Vaticano (12/11/2025 14:20, Gaudium Press ) A Secretaria de Estado eotério Dicas para a Comunicação lançouam nesta semana a versão digital do Anuário Pontifício, uma importante ferramenta com dados consultáveis sobre os Dicastérios da Cúria Romana, Dioceses, Institutos Religiosos e Nunciaturas. A plataforma está disponível no endereço https://www.annuariopontificio.catholic/ e por meio de um aplicativo para iOS e Android.
Leão XIV foi o primeiro a acessar a plataforma
Esse avanço tecnológico marca uma etapa significativa no processo de atualização e inovação dos instrumentos informativos a serviço da Igreja universal. A nova plataforma digital supera as limitações logísticas da versão impressa e torna o patrimônio informativo da Santa Sé consultável em qualquer lugar e a qualquer momento, sendo acessível a partir de qualquer dispositivo, via navegador ou aplicativo.
A primeira navegação pela plataforma digital do Papa Leão XIV, que, agradecendo aos idealizadores desta iniciativa, afirmou que ela “será de grande utilidade para quantos trabalham a serviço da Igreja. Encorajo-os a obrigações com este espírito de serviço, para que aquilo que nasce com cuidado e atenção se torne, com o tempo, uma ajuda ainda maior”.
Acesso global às informações oficiais relacionadas à Igreja Católica
A versão digital do Anuário tem por objetivo favorecer o acesso global às informações oficiais relacionadas à Igreja Católica para diversos destinatários: os Dicastérios da Cúria Romana, que diariamente reportam de informações atualizadas para o exercício de suas funções; como Nunciaturas Apostólicas, que encontram assim um recurso estratégico; as Conferências Episcopais, que podem aprofundar a realidade eclesial dos diversos territórios; os Institutos religiosos, Universidades Pontifícias, Centros de Pesquisa e Instituições Acadêmicas, que têm a possibilidade de consultar dados alinhados às comunicações oficiais da Santa Sé. E também jornalistas e profissionais da comunicação eclesial, que podem ter um acesso confiável a conteúdos certificados.
Anuário Pontifício será atualizado de forma constante
Uma nova plataforma poderá ser atualizada constantemente. Desta forma, não será mais preciso aguardar a publicação da nova edição impressa para conferir as nomeações, mudanças de encargos e modificações nas estruturas eclesiais. Também será possível realizar pesquisas avançadas, selecionando dados por nome, Diocese, carga, país e âmbitos institucionais.
Dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado, comentou que “em um tempo em que a comunicação é cada vez mais rápida e global, oferecer um acesso imediato e confiável às informações sobre a vida da Igreja — com dados certificados — significa colocar a tecnologia a serviço da missão eclesial. É todos um sinal de atenção, transparência e responsabilidade para com a comunidade católica e para com aqueles que buscam compreender a realidade da Igreja no mundo”. (EPC)







Deixe seu comentário