Gaudium news > Catedral Notre Dame de Paris recebe mais visitantes que o Louvre e a Torre Eiffel

Catedral Notre Dame de Paris recebe mais visitantes que o Louvre e a Torre Eiffel

Um ano após sua reabertura, depois de ter passado por um processo de restauração após o incêndio de 2019, o templo recebeu um total de 11 milhões de visitantes.

Catedral Notre Dame de Paris recebe mais visitantes que o Louvre e a Torre Eiffel

Foto: Pixabay/Tom Suttill.

Paris – França (08/12/2025 17:27, Gaudium Press) A Catedral de Notre Dame de Paris se tornou o monumento mais visitado da capital francesa, superando outros símbolos históricos do país como o museu do Louvre e a Torre Eiffel. Um ano após sua reabertura, depois de ter passado por um processo de restauração após o incêndio de 2019, o templo recebeu um total de 11 milhões de visitantes.

Aumento no número de visitantes em relação ao ano de 2019

Na noite de 7 de dezembro de 2024, Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, presidiu a cerimônia solene de reabertura da Catedral parisiense. Desde então, mais de 30 mil pessoas a visitam diariamente, provenientes de todos os continentes e com motivações religiosas ou turísticas. Esses dados representam um aumento considerável em comparação aos 9 milhões de visitantes anuais que Notre Dame de Paris recebia até 2019.

Atualmente, existem duas formas de visitar a Catedral de Paris. A primeira é fazendo uma reserva em seu website, onde o visitante pode escolher, com antecedência, um horário específico. A segunda é entrando em uma fila na praça da Catedral. A entrada é gratuita, apesar da pressão da Ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, que queria que fosse instituída uma taxa para acesso ao templo religioso.

Entrada gratuita e retorno das atividades religiosas

Apesar dos altos custos do projeto de restauração, orçados pelo Estado em 700 milhões de euros, a Igreja Católica decidiu por manter a gratuidade, entendendo que o local deve ser acolhedor e aberto à todos. A entrada gratuita também pode explicar parte do sucesso da Catedral de Paris ter atraído tantos visitantes, superando outras grandes atrações da Cidade Luz, como a Torre Eiffel (7 milhões), o Palácio de Versalhes (8,4 milhões) ou o Museu do Louvre (quase 9 milhões).

A Igreja Católica francesa também celebra o retorno pleno das atividades religiosas em Notre Dame. De acordo com dados divulgados pela Diocese de Paris, somente neste ano de 2025 ocorreram mais de 1.600 celebrações religiosas e 650 peregrinações. Dentre as cerimônias marcantes e históricas ao longo deste período estão a celebração da primeira Missa do Galo após o incêndio de 2019, as cerimônias fúnebres do Papa Francisco e as celebrações comemorativas da eleição de Leão XIV. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas