Gaudium news > Leão XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuário de Nossa Senhora do Líbano

Leão XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuário de Nossa Senhora do Líbano

Após rezar diante do túmulo de São Charbel Maklūf, o Santo Padre se encontrou com Bispos, sacerdotes, religiosos e agentes pastorais no Santuário de Nossa Senhora do Líbano em Harissa.

Leao XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuario de Nossa Senhora do Libano 2

Líbano – Harissa (01/12/2025 16:07, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 1º de dezembro, após rezar diante do túmulo de São Charbel Maklūf no Mosteiro de São Maroun, no Monte Líbano, o Papa Leão XIV foi até o Santuário de Nossa Senhora do Líbano em Harissa, considerado um dos centros marianos mais importantes do Oriente Médio.

Leao XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuario de Nossa Senhora do Libano 3

Uma imagem de Nossa Senhora com mais de oito metros de altura, instalada sob o monte a 650 metros acima do nível do mar, estende seus acolhedores braços para recepcionar os fiéis, provenientes de diversas regiões, que chegam ao Santuário Mariano em busca de amparo e proteção dessa poderosa intercessora.

Sinal de unidade para todo o povo libanês

Ao chegar na Basílica Maronita do Santuário, o Santo Padre se encontrou com Bispos, sacerdotes, religiosos e agentes pastorais. Após saudar os representantes locais eclesiásticos, Leão XIV ouviu uma mensagem de boas-vindas do Patriarca da Cilícia dos Armênios, Rafael Bedros XXI Minassian, e os testemunhos de um sacerdote, de uma agente pastoral, da diretora de uma escola católica e de um capelão carcerário.

Leao XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuario de Nossa Senhora do Libano 4

Em seguida, o Papa iniciou seu discurso, pronunciado em francês, no qual agradeceu aos presentes pelo acolhimentoe pela contínua construção de “comunhão na caridade”. Ele também destacou que a Mãe de Deus, Rainha do Líbano, e o Santuário de Harissa, são “sinal de unidade para todo o povo libanês”.

Estar com Maria, ponte invisível que une os corações

“É estando com Maria junto à Cruz de Jesus que a nossa oração, ponte invisível que une os corações, dá-nos a força para continuar a esperar e a trabalhar, mesmo quando ao nosso redor ressoa o barulho das armas e as próprias exigências da vida quotidiana se tornam um desafio”, assegurou o Pontífice.

Leao XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuario de Nossa Senhora do Libano 5

Recordando a âncora, um dos elementos que constituem o símbolo de sua viagem apostólica, Leão XIV afirmou que ela é um sinal da Fé e que “se queremos construir a paz devemos nos ancorar firmes ao céu, amar sem medo e se doar sem medida, com a ajuda de Deus, para promover obras de solidariedade concretas e duradouras”.

Leao XIV entrega Rosa de Ouro ao Santuario de Nossa Senhora do Libano 1

Entrega da Rosa de Ouro ao Santuário de Nossa Senhora do Líbano

Ao final do encontro, o Papa Leão XIV entregou a Rosa de Ouro ao Santuário de Nossa Senhora do Líbano, um gesto que, segundo o próprio Pontífice, é antigo e procura exortar os cristãos a serem “perfume de Cristo” nas suas vidas. Esta imagem lhe fez recordar do “perfume que brota das mesas libanesas, típicas pela variedade de alimentos que oferecem e pela forte dimensão comunitária de os partilhar. É um perfume feito de mil aromas, que impressionam pela sua diversidade e, por vezes, pelo seu conjunto”.

“Assim é o perfume de Cristo. Não é um produto caro e reservado a poucos que podem comprá-lo, mas o aroma que emana de uma mesa generosa, onde se encontram muitos pratos diferentes e da qual todos juntos podem servir-se”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas