Santuário do Santo Niño de Tondo se torna a 29ª Basílica das Filipinas
O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral.
Filipinas – Manila (28/11/2025 10:16, Gaudium Press) O Santuário Arquidiocesano e Paróquia de Santo Niño, uma igreja paroquial do século XVI localizada no distrito de Tondo, em Manila, foi elevada à categoria de Basílica Menor. A notícia foi divulgada pela Arquidiocese de Manila logo após receber o decreto do Vaticano.
Segunda imagem mais antiga do Santo Niño
Fundado no ano de 1572, o Santuário do Santo Niño é considerado a primeira igreja paroquial da região de Luzon. A igreja também abriga a segunda imagem mais antiga do Santo Niño no país, depois do Santo Niño de Cebu. Ao longo dos anos, tornou-se um local de peregrinação, atraindo fiéis de todo o país.
“Este momento significativo marca a transmissão oficial do decreto do Santo Padre, um passo importante na jornada rumo ao nosso novo título de Basílica Menor. Ao agradecermos a Deus por esta bênção, aguardamos com expectativa o próximo capítulo desta jornada repleta de graça”, afirmou o Santuário através de uma nota.
Basílicas maiores e Basílicas menores
Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo.
O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae.
Atualmente existem 29 Basílicas menores nas Filipinas
Simbolizando o novo status de Basílica, o Santuário receberá um ombrellino, um dossel de seda amarelo e vermelho, e um tintinábulo, um sino montado em um mastro tradicionalmente usado durante as visitas papais. Ele também terá o privilégio de exibir o brasão da Cidade do Vaticano em sua fachada e as chaves cruzadas de São Pedro em seu mobiliário e objetos litúrgicos. Segundo a Associação de Santuários Católicos e Peregrinações das Filipinas, atualmente existem 29 Basílicas menores no país. (EPC)






Deixe seu comentário