RelÃquia do PreciosÃssimo Sangue de Mântua deixa a cidade pela primeira vez e seguirá para Roma
Segundo a tradição católica, o soldado romano Longinus, que perfurou o lado de Cristo com sua lança, coletou e levou até a cidade de Mântua uma porção de terra impregnada com o sangue de Jesus.
Mântua – Itália (17/11/2025 12:39, Gaudium Press) Pela primeira vez na história, a relÃquia do PreciosÃssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo deixou a cidade italiana de Mântua e seguiu para Roma, sendo acolhida hoje, 17, no Santuário de San Salvatore in Lauro, onde será venerada pelos fiéis até o dia 25 de novembro.
Promovida pelo Santuário de San Salvatore in Lauro, a iniciativa visa oferecer aos fiéis um tempo de graça e contemplação durante o Ano Jubilar, reafirmando o valor universal do SacrifÃcio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sinal de amor, salvação e unidade para todos os católicos.
Porção de terra impregnada com o sangue de Jesus
Segundo a tradição católica, o soldado romano Longinus, que perfurou o lado de Cristo com sua lança, coletou e levou até a cidade de Mântua uma porção de terra impregnada com o sangue de Jesus. No ano de 804, a urna com a relÃquia foi descoberta e o Papa Leão III doou uma pequena parte para Carlos Magno que a conservou na Capela Real de Paris.
Guardada durante séculos na BasÃlica de Santo André, em Mântua, a relÃquia do PreciosÃssimo Sangue nunca havia deixado a cidade. Sua chegada à cidade eterna representa uma oportunidade única de oração, contemplação e renovação da Fé, no mistério da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Programação
A relÃquia foi acolhida com uma cerimônia solene, seguida por uma Santa Missa PontifÃcia presidida por Dom Edoardo Cerrato, Bispo Emérito de Ivrea. Nos dias 18 e 19 de novembro, à s 18h (horário local), o prelado presidirá outras celebrações eucarÃsticas. Já no dia 20, no mesmo horário, Dom Andrea Ripa, Secretário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, presidirá a Solene Celebração EucarÃstica.
No dia 21 de novembro, à s 16h, Dom Flavio Pace, Secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, presidirá a Solene Missa PontifÃcia no Santuário. Após a celebração eucarÃstica, haverá uma peregrinação jubilar à BasÃlica de São Pedro, sinal concreto de comunhão e de uma jornada espiritual compartilhada.
Já para o dia 22, à s 18h, o Cardeal Rolandas Makrickas, Arcipreste da BasÃlica de Santa Maria Maior, presidirá a Missa PontifÃcia Solene. Nos dias 23 e 24 de novembro, também à s 18h, Dom Edoardo Cerrato celebrará novamente. O ponto culminante será no dia 25 de novembro, com a Missa PontifÃcia Solene de encerramento, presidida pelo Cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do SÃnodo dos Bispos. (EPC)






Deixe seu comentário