EUA: frequência às missas aumentou e há um número recorde de seminaristas
Dom Caggiano destaca que jovens e adultos estão retornando à fé em números expressivos, com os católicos liderando esse movimento de forma desproporcional em relação a outros grupos.

St. Augustine Cathedral, Bridgeport – Foto: Wikipedia
Redação (14/11/2025 08:41, Gaudium Press) A Diocese de Bridgeport, em Connecticut, nos Estados Unidos, registrou um crescimento de 22% na frequência às missas dominicais desde 2022, conforme anunciou o bispo Dom Frank Joseph Caggiano em entrevista ao portal católico Infocatolica.
Dom Caggiano, conhecido por ser um dos primeiros prelados a reinstaurar a oração a São Miguel Arcanjo ao final das celebrações e por sua presença constante em eventos pró-vida, descreveu o fenômeno como o “início de um despertar espiritual”.
“Acho que a história mostrará que estamos no início de um despertar espiritual em nosso país, e não apenas na Igreja Católica, mas em geral. Os jovens estão voltando à fé. Os católicos parecem estar presentes em um número desproporcionalmente maior em comparação com qualquer outro grupo religioso, o que desafia a lógica comum em alguns aspectos.
De acordo com Dom Caggiano, o crescimento começou a ser observado logo no início da pandemia de COVID-19. Ele atribui o fenômeno à incerteza do cenário global atual e à busca das pessoas por significado em suas vidas.
A diocese não permaneceu inativa diante da descristianização da sociedade, mas se comprometeu com um programa de nova evangelização chamado “The One”. Como a diocese explica em seu site:
“Cristo convida cada um de nós a encontrá-lo mais profundamente com a mente, o coração e a vontade. Quando encontramos Cristo, aprendemos a conhecê-lo melhor, a amá-lo e a compartilhar sua vida com os outros, nossa fé se aprofunda. Então, como discípulos missionários no mundo, podemos acompanhar outros que desejam se juntar a nós e convidar cada um de nossos irmãos e irmãs para esse encontro pessoal”.
O programa busca “renovar a cultura de nossa Igreja e aproximar cada um dos fiéis a Nosso Senhor Jesus por meio de um encontro com sua força e amor”, ao mesmo tempo em que promove “pequenas comunidades de fé que acompanham e apoiam seus membros em sua jornada de fé”.
Aumento significativo nas vocações sacerdotais
O aumento de seminaristas anda de mãos dadas com o bem-sucedido programa diocesano para promover as vocações. A diocese colabora com o programa “Called by Name” (Chamado pelo nome), que também foi bem-sucedido em outras dioceses dos Estados Unidos.
Os membros da comunidade são convidados a fornecer os nomes de jovens que consideram aptos para a vida sacerdotal. Esses jovens são posteriormente contatados pela diocese e convidados a refletir sobre a questão da vocação para o sacerdócio.
Até o momento, foram propostos os nomes de mais de 321 pessoas. Como resultado, 20 candidatos entraram para o seminário nos últimos dois anos, aumentando o número de candidatos para 38.
Com informações Infocatolica





Deixe seu comentário