Comunidade brasileira nos Estados Unidos celebrará o Círio de Nazaré
Este será o terceiro ano consecutivo que o evento, tradicionalmente realizado em Belém do Pará, acontecerá na América do Norte.
Miami – Estados Unidos (13/11/2025 12:44, Gaudium Press) No próximo domingo, 16, será realizado, pelo terceiro ano consecutivo, o Círio de Nazaré em Miami, nos Estados Unidos. O evento seguirá o mesmo tema deste ano do Círio de Belém (PA): ‘Maria, Mãe e Rainha de toda a criação’.
Uma ‘imagem irmã’, semelhante à original, foi enviada pela Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, à comunidade brasileira em Miami, e estará presente nas celebrações e na procissão, também sendo levada em um carro berlinda e puxada pela tradicional corda, assim como acontece tradicionalmente no Brasil.
Programação do Círio de Nazaré em Miami
A programação será iniciada às 11h (horário local) com uma Santa Missa na Ermita de la Caridad. Logo depois, às 12h30, ocorrerá o traslado motorizado da imagem, com carros e motos, saindo da ermita em direção à matriz de Corpus Christi. A previsão é que a imagem chegue por volta de 13h30, sendo conduzida até a capela, onde os devotos poderão fazer suas orações.
Às 16h30, a imagem sairá da capela e irá para um altar montado em frente à igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde o terço será recitado. A procissão do Círio de Nazaré pelas ruas do entorno da paróquia começará às 17h. Por fim, às 18h o reitor da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, Padre Francisco Assis, presidirá uma Santa Missa.
Desejo crescente de celebrar o Círio de Nazaré
Carlos Waldney, um dos responsáveis pelo evento, explicou em entrevista à ACI Digital que o Círio de Nazaré está crescendo nos Estados Unidos e alcançando sua principal finalidade: a evangelização. Segundo ele, “quanto mais as pessoas descobrem sobre o Círio, mais elas querem, mais elas pedem. É uma devoção que, para nós, já tem 232 anos e, para cá, tem apenas três anos”.
Destacando o crescimento no número de participantes desta iniciativa, Waldney afirmou esperar que, aos poucos, “possamos ir criando mais raízes aqui, fortalecendo ainda mais a devoção”. Ele ressaltou que “no primeiro ano, tivemos apenas uma comunidade fazendo o terço preparatório do Círio; no segundo ano, tivemos cinco comunidades; e este ano, são oito comunidades”.
Novena preparatória rezada nas comunidades locais
Uma novena preparatória foi realizada entre os dias 4 e 12 de novembro, sendo celebrada em cada comunidade, com os grupos se reunindo em casas e igrejas para recitar o Santo Terço. Apesar deste momento de preparação com o terço ser feito “basicamente com a comunidade brasileira”, Waldney acredita que “em breve os irmãos americanos também possam participar do terço em suas casas”. (EPC)






Deixe seu comentário