Gaudium news > Papa Leão XIV institui o Apostolado do Mar

Papa Leão XIV institui o Apostolado do Mar

A Igreja Católica sempre demonstrou sua preocupação com as necessidades espirituais específicas daqueles que vivem e trabalham no ambiente marítimo.

Papa Leao XIV institui o Apostolado do Mar

Cidade do Vaticano (13/11/2025 10:50, Gaudium Press) Através de um quirógrafo publicado nesta quinta-feira, 13 de novembro, o Papa Leão XIV instituiu o Apostolado do Mar como órgão central e de coordenação da Obra do Apostolado do Mar, aprovando também o seu Estatuto.

As pessoas que têm suas vidas ligadas à navegação e à pesca nos mares, rios e lagos são acompanhadas pela Igreja há muito tempo. O quirógrafo menciona as “intervenções pastorais e legislativas da Sé Apostólica com as quais se providenciou às necessidades espirituais dos fiéis que, por motivos de mobilidade humana, não podem desfrutar da cura pastoral ordinária”.

Preocupação da Igreja com as necessidades espirituais das pessoas do mar

A Igreja Católica sempre demonstrou sua preocupação com as necessidades espirituais específicas daqueles que vivem e trabalham no ambiente marítimo. O documento do Papa recorda o decreto ‘Apostolatus Maris’ da então Pontifícia Comissão para o cuidado espiritual dos migrantes e itinerantes, de 24 de setembro de 1977, através do qual as normas e faculdades foram revistas à luz do Concílio Vaticano II.

Logo depois, é lembrado o motu proprio de São João Paulo II ‘Stella Maris’, de 31 de janeiro de 1997, com o qual foram atualizadas as normas anteriormente emitidas e, por fim, a disposição do Papa Francisco de que a direção da Obra do Apostolado do Mar cabe ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que assumiu as competências relativas à pastoral dos migrantes e itinerantes.

Documento resultado de um longo processo de consultas

A constituição deste órgão central e de coordenação nasce do “vivo desejo de que o cuidado espiritual da Igreja no âmbito da pastoral do mar possa continuar com entusiasmo e generosidade”. Esse é o resultado de um longo processo de consultas, sobre os objetivos e a estrutura do Apostolado do Mar, iniciado em outubro de 2022 e continuado em 2025.

Essas consultas, que contaram com o envolvimento de diretores nacionais e Bispos promotores da Obra do Apostolado do Mar nos diferentes continentes, foram conduzidas e coordenadas pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que exerce tanto a direção de toda a Obra do Apostolado do Mar, quanto a vigilância sobre seu órgão central. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas