Gaudium news > Leão XIV destaca a fidelidade à Cristo dos Fundadores de Congregações Religiosas

Leão XIV destaca a fidelidade à Cristo dos Fundadores de Congregações Religiosas

O Pontífice recebeu em audiência as delegações das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (as Scalabrinianas) e as Religiosas de Jesus-Maria.

Leao XIV destaca a fidelidade a Cristo dos Fundadores de Congregacoes Religiosas 1

Cidade do Vaticano (06/11/2025 14:12, Gaudium Press) O Papa Leão XIV recebeu na manhã desta quinta-feira, 6, duas delegações de religiosas: as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (as Scalabrinianas) e as Religiosas de Jesus-Maria. Ambas estão reunidas em Roma participando dos seus respectivos Capítulos gerais.

Leao XIV destaca a fidelidade a Cristo dos Fundadores de Congregacoes Religiosas 3

Congregações que nasceram do amor pelos pobres

Em seu discurso, o Santo Padre afirmou que essas duas congregações, apesar de terem surgido em circunstâncias diferentes, nasceram do “mesmo amor pelos pobres”. Ele também destacou que os temas que guiam os Capítulos, sobre a proximidade de Deus e a resposta do homem, “são complementares ao expressar as dinâmicas das fundações”.

O Pontífice recordou que as circunstâncias que envolveram as origens destas duas congregações não foram fáceis. Por parte dos fundadores das Scalabrinianas foi a tragédia da emigração em massa; o drama da Revolução Francesa foi o que marcou a fundação das Religiosas de Jesus-Maria.

Leao XIV destaca a fidelidade a Cristo dos Fundadores de Congregacoes Religiosas 2

A fidelidade deve ser buscada no encontro com Jesus Ressuscitado

Nenhum dos fundadores destas congregações recuou ou desanimou, mesmo diante das dificuldades surgidas após as fundações. Segundo Leão XIV, “o segredo de tanta fidelidade deve ser buscado justamente no encontro com Jesus Ressuscitado. A partir daí se começa e a partir daí se recomeça, quando necessário, para continuar com coragem e tenacidade a se dedicar à caridade”.

As religiosas devem ter presente quem sempre ajuda a reler a própria história que é o próprio Jesus que “se coloca ao lado” e caminha junto, aconselhou o Papa, que agradeceu às religiosas por sua missão em várias partes do mundo. Ele recomendou que elas vivam estes dias “em humilde escuta a Deus e em corajosa atenção às necessidades dos outros”.

Leao XIV destaca a fidelidade a Cristo dos Fundadores de Congregacoes Religiosas 4

Deem muito espaço à oração e ao silêncio

“Nestes dias, que Ele esteja sempre no centro: deem muito espaço à oração e ao silêncio, durante todo o processo dos seus trabalhos. Em um Capítulo, as iluminações mais importantes são captadas ‘de joelhos’, e o que amadurece nas salas capitulares precisa ser semeado e avaliado diante do Tabernáculo e na escuta da Palavra”, ressaltou.

O Papa Leão XIV assegurou que “é somente ouvindo o Senhor que se aprende a ouvir verdadeiramente uns aos outros. Isso requer coragem para se deixar provocar pela presença de quem sofre, sem medo de abandonar as próprias seguranças, aventurando-se, se o Senhor pedir, em novos caminhos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas