Gaudium news > China: Freira católica é presa por organizar peregrinação religiosa

China: Freira católica é presa por organizar peregrinação religiosa

O governo ditatorial de Xi Jinping está expandindo seu controle sobre a religião no país através da vigilância em locais de culto e da imposição de ideologia comunista.

China Freira catolica e presa por organizar peregrinacao religiosa

Foto: Pixabay/Gaston Laborde.

Xangai – China (31/10/2025 13:57, Gaudium Press) Uma freira de 40 anos de idade está há mais de três meses detida pelo regime ditatorial chinês. O motivo da prisão da religiosa, que faz parte da comunidade Missionárias do Sagrado Coração, localizada ao sul de Xangai, foi por ela organizar e liderar uma peregrinação para a Europa.

Peregrinação religiosa considerada ilegal

De acordo com o portal de notícias ‘China Aid’, a freira Xiang Qiaoyun era a responsável por uma caravana de 20 fiéis católicos que visitariam locais sagrados católicos na França e na Itália. A peregrinação estava programada para o mês de junho, porém, o grupo foi impedido de sair do país e detido.

Dos 20 integrantes da caravana religiosa, 14 foram liberados nos últimos meses. Qiaoyun permanece presa sob a acusação de encabeçar essa peregrinação “ilegal”. Apesar de cumprir com todas as exigências legais para realizar a viagem, incluindo a obtenção de vistos, a ditadura chinesa alegou que o grupo não declarou essa saída do país como atividade religiosa.

Uma detenção injusta e arbitrária

A freira católica afirmou que a acusação era injusta, pois ao ajudar os fiéis a realizarem essa tradicional peregrinação, ela estava apenas cumprindo com seu dever religioso. Xiang Qiaoyun permanece em detenção solitária e poderá inclusive ter que enfrentar prisão perpétua.

Apesar da Constituição chinesa defender a liberdade religiosa aos seus cidadãos, na prática o regime ditatorial de Xi Jinping suprime a cada dia esse direito. Além disso, o governo do país está expandindo seu controle sobre a liberdade religiosa através da vigilância em locais de culto e da imposição de ideologia comunista. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas