“Dia de Finados é tempo de Santidade, não de horror”, afirma Bispo filipino
Dom Renato Mayugba exortou aos católicos para que rejeitem as distorções seculares e retornem à observância da oração.
Manila – Filipinas (30/10/2025 10:47, Gaudium Press) Dom Renato Mayugba, presidente do Escritório da Conferência Episcopal Católica das Filipinas (CBCP) para a Postulação das Causas dos Santos, convidou os fiéis para que redescubram o verdadeiro significado cristão do ‘Dia de Finados’ e do ‘Halloween’.
O prelado exortou aos católicos para que rejeitem as distorções seculares e retornem à observância da oração. Ele afirmou ainda que esta ocasião deve estar enraizada na Fé da Igreja na Comunhão dos Santos e que o Dia de Todos os Santos e Finados não são sobre medo ou fantasia, mas sobre santidade, lembrança e união com aqueles que nos precederam.
Uma noite de oração e lembrança de todos os Santos
“É imprescindível que recuperemos a origem das Vésperas do Dia de Todos os Santos – uma noite, não de fantasmas e demônios, mas uma noite de oração e lembrança de todos os Santos”, destacou o Bispo lamentando que esta época tenha sido transformada em uma celebração das trevas, perdendo sua intenção original de vigília do Dia de Todos os Santos.
Dom Mayugba recordou aos católicos que o mês de novembro é um tempo para refletir sobre o chamado universal à santidade ensinado pela ‘Lumen Gentium’ do Concílio Vaticano II, que chama todos à santidade. “Podemos todos fundamentar nossas práticas do Dia de Finados na bela profissão de nossa Fé e em nosso chamado universal à santidade”, aconselhou.
A importância de visitar cemitérios
Os fiéis expressam esse chamado oferecendo Santas Missas e orações pelos falecidos, atos que afirmam a crença na vida eterna e na solidariedade da Igreja ao longo do tempo. Ele também destacou a importância de visitar cemitérios, descrevendo-os como “terras sagradas dos Santos”.
Ele explicou ainda que as velas simbolizam a luz do Batismo e a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Por fim, Dom Renato Mayugba exortou aos católicos para que obtenham indulgências pelos entes queridos falecidos entre os dias 1º e 8 de novembro, visitando cemitérios ou rezando pelos mortos nas igrejas paroquiais. (EPC)






Deixe seu comentário