Gaudium news > Itália: Basílica de São Bento em Núrsia é reaberta ao culto após nove anos

Itália: Basílica de São Bento em Núrsia é reaberta ao culto após nove anos

O tremor de 2016 destruiu 80 por cento do templo, deixando apenas a fachada de pé. As obras de reconstrução da Basílica custaram aproximadamente 15 milhões de euros.

Italia Basilica de Sao Bento em Nursia e reaberta ao culto apos nove anos

Núrsia – Itália (31/10/2025 12:36, Gaudium Press) Nove anos após ter desabado, por conta de um forte terremoto que abalou as estruturas de diversas construções históricas e simbólicas, a Basílica de São Bento em Núrsia, construída sobre as ruínas do local de nascimento de São Bento e de sua irmã Santa Escolástica, está sendo reaberta ao público.

Trabalhos de reconstrução foram realizados em menos de quatro anos

O tremor de 2016 destruiu 80 por cento do templo, deixando apenas a fachada de pé. As obras de reconstrução da Basílica de São Bento foram iniciadas no dia 16 de dezembro de 2021 e, em menos de quatro anos, o prédio foi totalmente reconstruído. Durante esse delicado trabalho de restauração do templo, foram utilizadas tecnologias para garantir a segurança sísmica de toda a construção.

Financiado com recursos disponibilizados pela Comissão de Reconstrução Pós-Terremoto de 2016, pela Região da Úmbria e pela Eni Spa, o projeto de reconstrução custou um total aproximado de 15 milhões de euros. O processo de reconstrução foi supervisionado pelo Ministério da Cultura, em conjunto com a Superintendência Especial Pós-Terremoto de 2016. A Superintendência Úmbria de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem, supervisionou a gestão da construção.

Italia Basilica de Sao Bento em Nursia e reaberta ao culto apos nove anos 1

Celebrações de dedicação da Basílica de São Bento em Núrsia

As celebrações de reabertura foram iniciadas na quinta-feira, 30 de outubro, porém terão seu ápice nesta sexta-feira, 31, com uma Santa Missa que será presidida pelo Arcebispo de Spoleto-Núrsia, Dom Renato Boccardo, que também entregará à Igreja diocesana uma nova carta pastoral dedicada a São Bento, intitulada ‘Escuta, meu filho, e abre teu coração com ternura’.

Dentre os concelebrantes confirmados para esta cerimônia litúrgica de dedicação da Basílica de São Bento, estão os Arcebispos e Bispos da Úmbria, incluindo o Cardeal Gualtiero Bassetti, Arcebispo emérito de Perugia-Città della Pieve, outros Bispos, diversos Abades de Abadias Beneditinas na Itália, incluindo Jeremias Schröder, Abade primaz da Confederação Beneditina, e os sacerdotes da Arquidiocese de Spoleto-Núrsia.

A liturgia de dedicação prevê o rito de introdução, que inclui a aspersão da assembleia e do novo altar; a Liturgia da Palavra; a oração de dedicação com a unção do altar e das paredes da igreja, a incensação do altar e da igreja, a iluminação do altar e da igreja; a Liturgia Eucarística; a Comunhão e os Ritos Finais.

Uma igreja habitada e vivenciada por uma vibrante comunidade

“Admiramos a beleza desta estrutura arquitetônica, a beleza dos bronzes no altar, no púlpito e na cátedra, que comemoram São Bento e Santa Escolástica, e nos regozijamos com este trabalho em equipe que se concretiza e devolve este monumento à cidade de Núrsia, à Arquidiocese e à Europa”, destacou Dom Renato Boccardo.

O Arcebispo de Spoleto-Núrsia também comentou que “redescobrir este belo monumento teria pouca importância se não fosse habitado e vivenciado por uma vibrante comunidade cristã, rica em sua ligação com o Senhor e capaz de narrar e comunicar a beleza da mensagem de Jesus. As igrejas são úteis na medida em que são habitadas e vivenciadas por uma comunidade de fiéis que, ao ouvirem a Palavra e ao receberem o Pão Eucarístico, encontram forças para proclamar com alegria a presença viva do Senhor no dia a dia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas