30.000 peregrinos em honra da Beata Benigna, mártir da pureza
Uma multidão de fiéis se reuniu para reafirmar sua devoção à Beata Benigna, a jovem mártir da pureza, em um evento que se consolida como uma das manifestações de religiosidade mais expressivas do Ceará.
Redação (29/10/2025 13:48, Gaudium Press) A pacata cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará — terra natal da Beata Benigna Cardoso da Silva —, transformou-se em um imenso santuário a céu aberto na última sexta-feira, 24 de outubro, data que marcou o 84º aniversário de seu martírio e, simultaneamente, sua beatificação oficial.
Nascida em 15 de outubro de 1928, Benigna foi brutalmente assassinada aos 13 anos por Raúl Alves, que a atacou com golpes de facão ao tentar abusar dela. Desde então, ela é venerada como mártir da pureza na região do Cariri.
Mais de 30 mil fiéis de todo o país lotaram o encerramento da 3ª Festa e 22ª Romaria da Beata Benigna, consolidando o evento como um dos maiores encontros religiosos do interior nordestino.
“Com o passar dos anos, o número de romeiros e de pessoas que realmente vestem a roupa de Benigna aumenta cada vez mais. E essa roupa não é somente o vestido vermelho de bolinhas brancas, é a roupa do coração, da fé, da espiritualidade e da caridade de Benigna,” justificou Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da diocese de Crato/CE.
As ruas da cidade foram tomadas por fé, cores e emoção. Casas e praças foram adornadas de vermelho e branco, em alusão justamente ao vestido usado pela “Heroína da Castidade”, símbolo da pureza e da resistência cristã.
Desde as primeiras horas da manhã da sexta-feira (24/10), romarias e caravanas chegaram em oração, reafirmando a devoção à primeira Beata do Ceará, mártir da pureza e modelo de fé para o povo do Cariri, como explicou o Pe. Idemário da Silva Muniz, pároco da Paróquia Sra. Sant’Ana: “hoje nós percebemos esse grande fluxo de devotos e romeiros que aqui vêm justamente por causa da sua fidelidade e ousadia em lutar contra o mal e contra o pecado: preferir a morte a não pecar, assim como ela fez. É de fato sinal de santidade que, desde aquela época, há 84 anos exatamente, temos essa devoção à Beata Benigna aqui em Santana do Cariri e também na região sul do Ceará”.
A Romaria da Beata Benigna, inscrita no Calendário Nacional de Eventos Religiosos, cresce a cada edição e se firma como uma das manifestações mais expressivas e autênticas de religiosidade popular no Nordeste.
O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade, que se declara devoto da jovem mártir, emociona-se ao recordar:
“Além de prefeito, sou devoto da Beata Benigna. E a gente fica emocionado com esse aumento de fiéis, ano após ano, que vem a Santana do Cariri para conhecer a história da Benigna, para venerar a história desta mártir de apenas 13 anos que está dando muitas bênçãos e graças ao Povo de Deus”.
Para a cidade é também um momento de encontro, de testemunho e de renovação espiritual. Encerrando o evento, um grande show pirotécnico iluminou o céu de Santana, como símbolo de fé, esperança e gratidão à “menina do Cariri, a flor da castidade, o orgulho do Ceará”, que, dos céus, continua a inspirar milhares de corações.
Como do poeta e também vigário paroquial da Paróquia Sra. Sant’Ana, Pe. Cícero da Silva, que declamou: “terminando a romaria, alegra o meu coração, o devoto traz a flor, na alma com emoção; e oferta à Benigna um lírio deste sertão. Todos dão um Viva a Benigna nesta festa tão bacana, o fiel que é devoto e sua fé não profana, e todo mundo festeja é a Santa de Santana”.
Com informações Vatican News






Deixe seu comentário