Arcebispo de Fortaleza preside ordenação de 16 novos sacerdotes
Segundo Dom Gregório Paixão, este grande número de vocações na Arquidiocese “é fruto, antes de tudo, da oração dos fiéis que clamam sem cessar por novos pastores para a messe”.
Fortaleza – Ceará (29/10/2025 10:16, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 27, o Arcebispo de Fortaleza (CE), Dom Gregório Paixão, OSB, presidiu a cerimônia de ordenação de dezesseis novos sacerdotes para a Arquidiocese. Numerosos fiéis, amigos e familiares dos ordenandos lotaram a Catedral Metropolitana para acompanhar a cerimônia.
Em entrevista à ACI Digital, Dom Gregório explicou que este grande número de vocações na Arquidiocese de Fortaleza “é fruto, antes de tudo, da oração dos fiéis que clamam sem cessar por novos pastores para a messe”. O Arcebispo de Fortaleza afirmou que esses números são “motivo de muita alegria e plena realização”.
Oferecer pastores ao povo de Deus
Além disso, o prelado atribui esse resultado ao piedoso testemunho de seus sacerdotes, ao trabalho da Pastoral Vocacional e “ao ambiente sadio de formação de nossos seminaristas, com reitores que os acompanham com exclusividade, paternidade, seriedade e clima de profunda fraternidade”.
“Oferecer pastores ao povo de Deus é ver continuado o pedido de Jesus, pela graça dos sacramentos que devem chegar a todos, principalmente a Eucaristia. Fruto dessa preocupação, temos quatro sacerdotes jovens que estão em áreas de missão na região da Amazônia, e mais um em uma outra região do Brasil. Queremos continuar contribuindo para que novos sacerdotes possam ajudar às regiões que precisam de padres”, afirmou.
125 sacerdotes ordenados nos últimos dez anos
Segundo o Padre Deusimar Andrade, promotor vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, esta igreja local possui um histórico positivo no número de vocacionados. “Cerca de 80 a 100 jovens vão constantemente para os nossos encontros vocacionais, a grande questão é discernir a acompanhar esses jovens”, afirmou.
Entre os anos de 2014 a 2025, a Arquidiocese de Fortaleza ordenou 125 sacerdotes, uma média anual de 11,3 padres. Atualmente, o Ceará é o segundo estado com maior proporção de católicos no Brasil (70,4%), ficando atrás apenas do Piauí (77,4%). (EPC)







Deixe seu comentário