Oração é a principal forma dos filipinos lidarem com o estresse
De acordo com uma pesquisa realizada no país, a maior parte dos filipinos recorre à oração ou atividades espirituais como forma de enfrentar o estresse.
Foto: Pixabay/Multimedios Del Sureste.
Manila – Filipinas (28/10/2025 16:24, Gaudium Press) A oração é a maneira mais comum usada pelos filipinos para lidar com o estresse, é o que diz uma pesquisa realizada pela ‘Social Weather Stations’ (SWS), após entrevistar 1.500 adultos no país. Segundo o estudo, para lidar com o estresse e pressão diária, 16% dos filipinos recorre à oração ou a atividades espirituais. Após a oração, 14% afirmaram que descansam, enquanto 11% saem ou fazem viagens de lazer para relaxar e recarregar as energias.
A pesquisa revelou ainda que 7% dos entrevistados disseram que lidam com o estresse pensando positivamente; 6% concentrando-se no trabalho ou na escola; e outros 6% ignorando ou esquecendo o problema. 5% disseram que passam tempo com a família ou se exercitam, enquanto 4% mencionaram jogar, fazer tarefas domésticas ou assistir televisão e filmes.
Principais fontes de estresse
Comer, cantar ou ouvir música também foram citados por 4%, enquanto 2% disseram que navegam nas redes sociais ou bebem álcool quando estão estressados. Alguns poucos mencionaram jardinagem, fumar, chorar ou procurar ajuda médica como métodos de alívio do estresse.
Os três principais métodos para lidar com o estresse (orar, descansar e sair) permaneceram consistentes entre aqueles que sofrem de estresse frequente ou intenso na vida diária. De acordo com o SWS as principais fontes de estresse geralmente estão relacionadas às finanças, saúde, trabalho, escola ou família.
Diferenças de gênero e região
O levantamento também revelou diferenças de gênero e regionais nos estilos de enfrentamento. Segundo o estudo, as mulheres são mais propensas do que os homens a recorrer à oração, 20% em comparação com 12%. Em termos regionais, rezar foi a principal escolha em Balance Luzon e Metro Manila, enquanto descansar ou dormir foi a principal escolha em Mindanao e Visayas.
Esta pesquisa, divulgada no dia 23 de outubro, foi realizada por meio de entrevistas presenciais de 24 a 30 de setembro de 2025, tendo uma margem de erro nacional de mais ou menos 3 pontos percentuais. Ela não foi encomendada por ninguém, mas foi realizada como um serviço público tendo por objetivo estudar os hábitos de saúde mental dos filipinos. (EPC)






Deixe seu comentário