Mais de 100.000 peregrinos no Santuário de Fátima em 13 de outubro
“Nossa Senhora indicou-nos como caminho para a construção da paz e a salvação do mundo a conversão pessoal”, ressaltou o arcebispo que presidiu a celebração.
Mons. Claudio Dalla Zunna, Arcebispo de Beira, Moçambique, Santuário de Fátima, 13 de octubre de 2025 – Foto: © Santuário Fátima.
Redação (17/10/2025 08:18, Gaudium Press) Dom Claudio Dalla Zuanna, que presidiu a Missa Internacional de Aniversário em 13 de outubro — data da última aparição da Santíssima Virgem aos três pastorinhos em Fátima —, no Recinto de Oração do Santuário, exortou os cerca de 110.000 peregrinos presentes a contribuírem para a construção da paz mediante a transformação pessoal.
“Nossa Senhora indicou-nos como caminho para a construção da paz e a salvação do mundo a conversão pessoal. A paz de que tanto precisamos nestes nossos dias, como no tempo das aparições, só é possível, se o coração de cada um enveredar pelo caminho da conversão e se abrir ao bem, ao perdão, à solidariedade e ao cuidado da vida”, apontou o arcebispo da Beira, Moçambique, que concretizou esta atitude desafiando cada um a atuar como missionário da esperança na sua própria vida.
Senhor quer que sejamos ‘pedras vivas’ na construção da sua morada entre os homens, na edificação da sua Igreja, que tem em Jesus Cristo a ‘pedra viva’ escolhida e preciosa, testemunhas de esperança e não simples usuários da ação de Deus e da Igreja em nosso favor”, apontou o presidente da celebração.
Oração, adoração eucarística e sacrifícios
Além da conversão, Dom Claudio Dalla Zuanna estabeleceu também a oração, a adoração eucarística e a oferta em sacrifício, assente na renúncia dos interesses pessoais, no perdão e procura do bem comum, como meios ideais para uma peregrinação terrestre fecunda.
O presidente da peregrinação definiu a caridade como critério de autenticidade da vida cristã, com vista a um futuro assente na esperança do Evangelho, da qual a mensagem de Fátima é eco.
Na conclusão, o arcebispo de Beira proferiu uma oração inspirada no ato de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, realizado pelo Papa São João Paulo II em 25 de março de 1984, perante a Imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A celebração de 13 de outubro contou já com a centenária Imagem de Nossa Senhora de Fátima, regressada ontem de Roma, onde esteve a pedido do Santo Padre.
A Rosa de Ouro que o Papa Leão XIV ofereceu a Nossa Senhora de Fátima e ao Santuário foi também colocada junto à Imagem, no altar do Recinto de Oração, pelo reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas.
Com informações Santuário de Fátima
Deixe seu comentário