Papa Leão XIV aprova consagração do Bispo Auxiliar de Xangai, China
Nesta quarta-feira, 15 de outubro, a Sala de Imprensa do Vaticano anunciou a ordenação episcopal de Inácio Wu Jianlin.
Foto: Associação Patriótica Católica Chinesa
Redação (15/10/2025 09:50, Gaudium Press) Hoje, quarta-feira, 15 de outubro de 2025, realizou-se a ordenação episcopal de Inácio Wu Jianlin. O Papa Leão XIV, em 11 de agosto de 2025, nomeou-o Bispo Auxiliar da Diocese de Xangai (Município de Xangai, República Popular da China), tendo aprovado sua candidatura no âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China, destacou a Sala de Imprensa do Vaticano.
A cerimônia de ordenação foi presidida pelo bispo Shen Bin, da Diocese de Xangai, que é presidente da Conferência Episcopal Católica Chinesa e vice-presidente da Associação Patriótica Católica Chinesa.
Currículo
Dom Inácio Wu Jianlin nasceu em 27 de janeiro de 1970. Entre 1991 e 1996, frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário de Sheshan, na Diocese de Xangai. Foi ordenado sacerdote em 22 de novembro de 1997, sendo subsequentemente nomeado Diretor Espiritual do mesmo seminário e Pároco Assistente da Paróquia de Zhongshan. De 1999 a 2012, exerceu as funções de Vice-Chanceler Diocesano e Pároco da Paróquia de Qiujiawan. Entre 2013 e 2023, contribuiu ativamente para a administração da diocese durante o período de vacância da sede episcopal, assumindo posteriormente o cargo de Vigário Geral.
Segundo o site oficial da Associação Patriótica Católica Chinesa, em 2003, Inácio Wu Jianlin foi nomeado vice-diretor da Associação Patriótica Católica de Xangai. Em 2016, atuou simultaneamente como diretor do Comitê de Assuntos Católicos de Xangai e vice-diretor da Associação Patriótica Católica de Xangai. Em agosto de 2022, assumiu as funções de vice-secretário-geral da Conferência Episcopal Católica Chinesa e membro do Comitê Permanente da Associação Patriótica Católica Chinesa. Em 28 de abril de 2025, foi eleito bispo auxiliar designado da Diocese Católica de Xangai.
Deixe seu comentário