Gaudium news > Círio de Nazaré 2025 reúne 2,5 milhões de devotos em Belém (PA)

Círio de Nazaré 2025 reúne 2,5 milhões de devotos em Belém (PA)

A tradicional procissão de 3,6 km da Catedral Metropolitana Belém até a Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, teve um total de cinco horas de duração.

Cirio de Nazare 2025 reune 25 milhoes de devotos em Belem PA 1

Foto: Caíque Araújo / ASCOM Basílica Santuário de Nazaré.

Belém – Pará (14/10/2025 10:16, Gaudium Press) Mais de 2,5 milhões de devotos acompanharam a procissão do Círio de Nazaré realizada no último domingo, 12 de outubro, em Belém (PA). O trajeto de 3,6 km da Catedral Metropolitana Belém até a Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, foi percorrido em cinco horas.

A programação do domingo desta 233ª edição do Círio foi iniciada com a celebração de uma Santa Missa, às 6h, presidida pelo Arcebispo emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente da Catedral Metropolitana. Em seguida, a imagem seguiu em procissão, que segundo os organizadores é a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, levada pelos romeiros.

Cirio de Nazare 2025 reune 25 milhoes de devotos em Belem PA 3

Que o Espírito Santo nos acenda como luz no mundo

Em sua homilia, o Bispo destacou que o nome do Círio de Nazaré é proveniente das velas, “uma vez que se fazia sempre com velas acesas”. Voltando-se para os presentes, o prelado afirmou: “Não temos velas no círio hoje de manhã, mas temos você. Quero pedir ao Espírito Santo que acenda esta vela, este círio que é você”.

Ele também aproveitou para convidar os devotos para que, todos, sem exceção, se deixem queimar pelo Espírito Santo para que ele “nos acenda como esta luz no mundo, que mesmo com a claridade da manhã tantas vezes está na escuridão da violência, da maldade. Não impeça que Deus acenda essa luz para tanta gente”.

Cirio de Nazare 2025 reune 25 milhoes de devotos em Belem PA 2

Foto: Icaro Farias / ASCOM Basílica Santuário de Nazaré.

Mensagem do Papa Leão XIV

O Papa Leão XIV enviou uma mensagem para o Círio de Nazaré na qual garantiu que se une de bom grado a “todos que elevam à Virgem Mãe Amorosa a mais sincera e profunda expressão de filial devoção, comprometidos com o cuidado da nossa Casa Comum e suplicando o dom da paz para todo o mundo”.

No documento, enviado para a nunciatura apostólica do Brasil e assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, o Pontífice se associou “às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro em homenagem à Rainha da Amazônia, implorando, por Sua intercessão, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam honrar cada vez mais a ‘Mãe e Rainha de toda a Criação’”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas