Círio 2025: Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado em Belém
A peça presta homenagem a um dos mosaicos da Basílica Santuário, destacando a árvore da vida em seu centro.
Belém – Pará (10/10/2025 10:50, Gaudium Press) Na noite da última quinta-feira, 9, aconteceu a apresentação do manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Júlio Endi Akamine, após a Santa Missa das 18h, na Basílica Santuário em Belém.
Maria, Mãe e Rainha de toda a criação
“O Manto 2025 traz uma profunda reflexão sobre a criação e o papel de Maria na redenção da humanidade. Foi um trabalho de entrega e emoção. Cada ponto carrega uma oração, cada bordado representa uma forma de devoção. Ver a Imagem Peregrina vestida com a peça e sentir o olhar do povo foi indescritível”, comentou Letícia Nassar, estilista responsável pelo desenho e confecção do manto.
O manto deste ano de 2025 é inspirado no tema ‘Maria, Mãe e Rainha de toda a criação’, e reflete o papel de Nossa Senhora como guardiã da vida e símbolo da Criação Divina. A peça presta homenagem a um dos mosaicos da Basílica Santuário, destacando a árvore da vida em seu centro.
Detalhes do manto de Nossa Senhora de Nazaré 2025
Confeccionado em cetim italiano, o fundo é bordado com vidrilhos de cristal branco acetinado, criando uma base luminosa. Cristais verdes formam as folhas da árvore, enquanto pequenas rosas feitas de coral adornam os galhos. O céu acima, bordado com cristais em tons variados de azul e zircônias, simboliza as estrelas, iluminando a peça. Nas bordas, a moldura em contas de opala sugere mármore, conferindo um acabamento sofisticado.
A base verde sob a árvore é bordada com hematitas naturais, acompanhada de uma rocha dividida que, com diversos tons de vidrilhos, cria textura e profundidade. As águas são bordadas em relevo com linhas, cristais e miçangas, simulando movimento realístico das espumas.
No centro das águas, uma aurora bordada em cristal envolve uma pedra preciosa de 20 quilates, a moissanite amarela, que representa o sol. Destaque para as pequenas abelhas de metal espalhadas pelo manto, simbolizando trabalho e união comunitária, identidade da igreja de Cristo.
Já o broche do manto Nossa Senhora de Nazaré 2025 é feito em prata e recorda o Jubileu deste ano, trazendo o símbolo e o lema ‘Peregrinos da Esperança’. A cruz evolui para uma âncora, tradicional símbolo da esperança em tempos difíceis, cercada pela corda do Círio, que representa a união dos fiéis. (EPC)
Deixe seu comentário