Gaudium news > Cardeal filipino convida fiéis a normalizarem a santidade

Cardeal filipino convida fiéis a normalizarem a santidade

O purpurado exortou aos católicos para que redescubram o verdadeiro significado da santidade e recordou que ela é um chamado para todos os batizados.

Cardeal filipino convida fieis a normalizarem a santidade

Manila – Filipinas (09/10/2025 14:01, Gaudium Press) O Cardeal José Advincula, Arcebispo de Manila, exortou aos católicos para que redescubram o verdadeiro significado da santidade e normalizem a santidade na vida cotidiana. O purpurado recordou que a santidade não é um privilégio de poucos, mas um chamado para todos os batizados.

A santidade não é medida pela perfeição, mas pelo amor

“Vamos normalizar a ideia de santidade para todos, especialmente entre os jovens. Deus não chamou os perfeitos ou os ideais — Ele olhou para o coração e o potencial”, afirmou durante o lançamento oficial do novo Escritório da Conferência Episcopal Católica das Filipinas (CBCP) para a Postulação das Causas dos Santos.

O Arcebispo de Manila explicou que em “tempos extremamente sombrios o Senhor chamou Santos para servirem como faróis de luz em meio à decadência e ao desespero” e que “somos Santos em processo”. Ele recordou ainda que a santidade não é medida pela perfeição ou milagres, mas pelo amor, humildade e serviço.

Cardeal filipino convida fieis a normalizarem a santidade 2

Que possamos criar mais Santos filipinos

Advincula também expressou sua esperança de que, através do trabalho do novo escritório, mais filipinos sejam inspirados a viver como Santos, e esclareceu que a santidade não é reservada para aqueles que realizam milagres ou vivem sem pecado, mas “é um processo vitalício de crescimento espiritual e aprofundamento do relacionamento com Deus”.

Em seguida, o Cardeal filipino incentivou os fiéis para que perseverem em sua jornada espiritual. “Que possamos criar mais Santos filipinos — canonizados e os Santos comuns da ‘porta ao lado’. Que o Senhor abençoe o trabalho que vocês realizam. Continuemos no caminho da santidade”, concluiu.

Dois Santos canonizados e 22 causas reconhecidas

Atualmente, há dois Santos filipinos canonizados: São Lorenzo Ruiz e São Pedro Calungsod. Mas a Igreja filipina tem outras 22 causas oficialmente reconhecidas pelo Dicastério para as Causas dos Santos do Vaticano. Destas, sete permanecem sob investigação nas Dioceses onde foram iniciadas, enquanto 15 estão sob análise da Santa Sé, ou na chamada Fase Romana.

Entre os que avançam na Fase Romana estão as causas dos Veneráveis ​​Arcebispo Teófilo Camomot, Maria Beatrice Rosario Arroyo, Padre Aloysius Schwartz, Madre Francisca do Espírito Santo de Fuentes, Irmã Joaquina Mercedes Barceló, Dom Alfredo Obviar e Madre Ignácia do Espírito Santo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas