Igreja Católica no México promove Curso de Confissão e Direção Espiritual
Segundo Dom Héctor Pérez Villarreal, Secretário Geral da CEM, esse curso serve para “expor a doutrina e também para compartilhar experiências”.
Cidade do México (08/10/2025 16:26, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Mexicana (CEM), em colaboração com a Penitenciaria Apostólica do Vaticano, está promovendo a segunda edição do Curso de Confissão e Direção Espiritual, que seguirá o tema ‘Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai’.
Programado para acontecer entre os dias 13 a 17 de outubro na sede do CEM em Casa Lago, no Estado do México, o evento será ministrado pelo Monsenhor Krzysztof Józef Nykiel, regente da Penitenciaria Apostólica, e pelo Padre Jaime Emilio González Magaña, SI, prelado teólogo da Penitenciaria Apostólica.
Como lidar com as diferentes situações que surgem no Sacramento da Confissão?
Segundo Dom Héctor Pérez Villarreal, Bispo Auxiliar do México e Secretário Geral da CEM, em entrevista à ACI Prensa, “este curso nasce da preocupação do Papa de que os escritórios ou dicastérios do Vaticano vão até as Dioceses para compartilhar o que estão fazendo”. Inclusive, “a Penitenciaria Apostólica começou a oferecer estes cursos em diferentes países”.
O prelado explicou ainda que trata-se de uma atualização sobre moral, sobre como lidar com as diferentes situações de pecado que surgem no Sacramento da Confissão, de uma forma mais atualizada, com base na experiência que a Penitenciaria Apostólica adquiriu nas consultas que recebe”.
A misericórdia é o que norteia a experiência que buscamos provocar
“Uma coisa é o que recebemos no seminário quando estudamos teologia. No entanto, é bom atualizar nossos conceitos, e atualizá-los sempre será importante”, ressaltou o prelado mexicano enfatizando que “a misericórdia é o que norteia a experiência que buscamos provocar e viver no confessionário. Por isso, este curso busca abordar como viver a misericórdia de forma mais plena”.
De acordo com o secretário-geral da CEM, nem sempre os fiéis solicitam direção espiritual de forma explícita, “a maioria dos que vão à confissão a pedem, mesmo que não a chamem de direção espiritual (…) eles não vão apenas listar seus pecados, mas vão contar suas experiências e buscar conselhos sobre essas experiências”.
“É exatamente isso que é o acompanhamento espiritual, que é onde você é ajudado a discernir o que Deus está tentando lhe dizer ou qual pecado ou tentação você está enfrentando. Nesse sentido, a maior parte da orientação espiritual é dada, sem que saibamos, no confessionário”, destacou.
O melhor curso de Confissão é a Confissão
Dom Héctor Pérez Villarreal explicou que “as experiências pelas quais os seres humanos passam não podem ser catalogadas em um livro. O melhor curso de confissão é a confissão, e é aí que você começa a perceber como o mistério da humanidade e sua relação com Deus são inesgotáveis. Esses cursos servem justamente para expor a doutrina e também para compartilhar experiências”.
Por fim, o Bispo Auxiliar do México recordou que o Papa Francisco dizia que o confessionário “não é um tribunal para julgar e repreender, mas sim o colo de uma mãe que escuta seu filho e quer consolá-lo”. Ele ainda exortou aos católicos para que recorram ao Sacramento da Reconciliação, pois ali se encontra “o coração materno da Igreja, que deseja ajudar seus filhos a viver plenamente”. (EPC)
Deixe seu comentário