Anunciada primeira viagem do Papa Leão XIV: Turquia e Líbano
O Pontífice deverá ir para a Turquia e o Líbano entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro deste ano de 2025.
Cidade do Vaticano (07/10/2025 10:36, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, a primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV. O Pontífice deverá ir para a Turquia e o Líbano entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro deste ano de 2025.
Primeira etapa da viagem: Turquia
De acordo com o comunicado emitido pela Santa Sé, o Santo Padre aceitou “o convite do Chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas da Turquia e realizará uma Viagem Apostólica ao país de 27 a 30 de novembro, “indo em peregrinação a İznik por ocasião do aniversário de 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia”. Leão XIV será o quinto Pontífice a visitar a Turquia.
Desta forma, o Papa agostiniano realiza um desejo de seu predecessor de celebrar o aniversário do primeiro Concílio da história junto com bispos e patriarcas no mesmo local da assembleia, agora chamado İznik, a 130 km da capital Istambul.
Viagem Apostólica para o Líbano
O documento diz ainda que Leão XIV também aceitou o convite do Chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas do Líbano, e que “realizará uma Viagem Apostólica ao país de 30 de novembro a 2 de dezembro”. A última vez que o Líbano recebeu uma visita papal foi em setembro de 2012, quando o Papa Bento XVI esteve no país.
Com essa viagem ao Líbano, Leão XIV cumpre uma promessa feita pelo Papa Francisco em março de 2021, quando afirmou ter prometido ao patriarca Béchara Raï visitar o país. Em fevereiro passado, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Michael Czerny, sob mandato do Papa, realizou uma missão no Líbano para transmitir a proximidade do Bispo de Roma aos representantes das Igrejas, às organizações caritativas, aos fiéis e refugiados. (EPC)
Deixe seu comentário