Leão XIV assina sua primeira Exortação Apostólica “Dilexi te”
No dia em que a Igreja comemora São Francisco de Assis, o Papa assinou o documento intitulado “Eu te amei”, que será apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé no dia 9 de outubro, às 11h30.
Foto: screenshot/ Vatican News/ Facebook
Redação (04/10/2025 12:18, Gaudium Press) Na manhã deste sábado, 4 de outubro de 2025, data em que a Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, o Papa Leão XIV assinou sua primeira Exortação Apostólica, intitulada Dilexi te (“Eu te amei”). O documento, que tem como tema central o amor aos pobres, foi assinado às 8h30 na Biblioteca Particular do Palácio Apostólico, com a presença do Arcebispo Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
O título ecoa a quarta encíclica do Papa Francisco, Dilexit nos (“Ele nos amou”), publicada em 24 de outubro de 2024, que reflete sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo.
A apresentação oficial de Dilexi te está marcada para 9 de outubro de 2025, às 11h30, na Sala de Imprensa da Santa Sé. A coletiva de imprensa será conduzida pelos Cardeais Michael Czerny, SJ, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e Konrad Krajewski, Capelão de Sua Santidade e Prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade. O conteúdo do documento será detalhado pelo Irmão Frédéric-Marie Le Méhauté, Provincial dos Frades Menores da França e Bélgica e Doutor em Teologia, em participação remota, e pela Pequena Irmã de Jesus, Clémence, da Fraternidade das Três Fontes. A exortação apostólica reforça o compromisso da Igreja com os mais vulneráveis, alinhando-se à espiritualidade franciscana e ao chamado universal à caridade.
Deixe seu comentário