Papa agradece Guarda Suíça Pontifícia por sua dedicação e compromisso
Leão XIV se encontrou com os membros da Guarda Suíça por ocasião do juramento dos novos recrutas que será realizado no próximo sábado, 4 de outubro.
Cidade do Vaticano (03/10/2025 14:56, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 3 de outubro, o Papa Leão XIV recebeu em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Guarda Suíça Pontifícia e suas famílias. Este encontro se deu por ocasião do juramento dos novos recrutas que será realizado no próximo sábado, 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis.
Durante seu discurso, o Santo Padre destacou que desde os primeiros passos do seu Pontificado ele pôde contar com o serviço fiel da Guarda Suíça Pontifícia, desempenhado com grande dedicação e zelo. Ele também aproveitou o momento para agradecer “por sua dedicação e compromisso. O Sucessor de Pedro pode cumprir a sua missão de serviço à Igreja e ao mundo na certeza de que vocês zelam pela sua segurança”.
Cultivar a vida interior e aprofundar a relação com Deus
Recordando que os guardas vêm de diferentes regiões da Suíça e que são chamados a formar um corpo unido, o Papa ressaltou que, em um mundo cada vez mais tentado pela divisão e pelo isolamento, eles precisam uns dos outros para aprender, progredir e servir. Cada um deles “pode ser um modelo para o outro através das palavras, conduta, caridade e Fé. Benevolência, honestidade, solidariedade e respeito recíproco são os pilares sobre os quais é possível construir uma vida harmoniosa”.
Leão XIV convidou os membros Guarda Suíça Pontifícia a aproveitarem o período em que vivem na cidade de Roma, que lhes oferece um percurso inesquecível através da história, não apenas das artes, mas sobretudo da Fé Cristã, começando pelas primeiras testemunhas que seguiram Cristo, às vezes até o sacrifício da vida”. Ele exortou ainda para que “cultivem a vida interior, em meio ao frenesi da nossa sociedade, para aprofundar sua relação com o Senhor”.
Permanecer fiéis ao Evangelho e aos valores fundamentais da Fé Cristã
Dirigindo-se para os guardas que retornarão para a sua Pátria após terem prestado serviço à Santa Sé, o Pontífice lhes garantiu que “um caminho repleto de oportunidades se abrirá. Alguns continuarão seus estudos, outros ingressarão no mundo do trabalho. Talvez algum tenha amadurecido a vocação sacerdotal. Alguns talvez partirão para a descoberta do mundo antes de fazerem escolhas definitivas. Seja qual for a sua decisão, lembrem-se de que sua experiência na Cúria Romana os ajudará a enfrentar as mudanças com confiança e com a visão universal de um cristão”.
Por fim, o Papa os convidou a permanecerem fiéis ao Evangelho e aos valores fundamentais de sua Fé Cristã, que os tornam batizados e convictos de suas escolhas. Neste Ano Santo, que vocês sejam com o seu testemunho simples, missionários de esperança para as pessoas que encontram. Que a chama da esperança ilumine suas vidas e dê a vocês a coragem de ousar e contribuir juntos para a civilização do amor”. (EPC)
Deixe seu comentário