Gaudium news > Juramento de 27 novos recrutas da Guarda Suíça Pontifícia ocorrerá neste sábado

Juramento de 27 novos recrutas da Guarda Suíça Pontifícia ocorrerá neste sábado

A cerimônia de juramento acontece tradicionalmente no dia 6 de maio, este ano, entretanto, ela foi adiada por conta da morte do Papa Francisco.

Cerimonia de juramento dos novos recrutas da Guarda Suica ocorrera em outubro

Cidade do Vaticano (02/10/2025 13:55, Gaudium Press) No próximo sábado, 4 de outubro, o Pátio de São Dâmaso do Palácio Apostólico no Vaticano acolherá uma cerimônia solene de prestação de juramento de 27 novos recrutas para a Guarda Suíça Pontifícia. O tradicional evento contará com a presença do representante da Conferência Episcopal Suíça, Dom Joseph Bonnemain.

Guarda Suica

Segunda vez na história que o evento é adiado

A cerimônia de juramento acontece tradicionalmente no dia 6 de maio, aniversário do sacrifício de 189 guardas que defenderam o Papa Clemente contra o exército de Carlos V durante o Saque de Roma em 1527, este ano, entretanto, ela foi adiada por conta da morte do Papa Francisco. A primeira vez que a cerimônia teve que ser adiada foi no ano de 2020, desta vez devido à pandemia de Covid-19.

Realizada no Pátio de São Dâmaso do Palácio Apostólico no Vaticano, a cerimônia de juramento ocorre sob a bandeira do Corpo da Guarda Suíça Pontifícia e na presença do representante do Papa. Os guardas juram proteger e defender o Papa e todos os seus sucessores legítimos, mesmo com risco de suas próprias vidas.

Juramento de novos recrutas da Guarda Suica ocorrera no dia 4 de outubro 3

Estar pronto para sacrificar a vida pelo Papa

“Espero por este momento há meses. Aproximo-me desta data com um desejo muito intenso de prestar juramento porque, além de ser a festa de São Francisco e, portanto, o dia do meu onomástico, é um dia que também me lembra o Papa Francisco, o Papa a quem servi desde que cheguei até o seu falecimento. Será um momento muito forte, porque juramos servir e estar prontos para sacrificar nossas vidas pelo Santo Padre”, afirmou Francesco, de 23 anos, um dos recrutas que prestará juramento no dia 4 de outubro.

O jovem recruta contou que escolheu servir ao Papa quando ainda era criança, aos 12 anos, após assistir a eleição do Papa Francisco pela televisão. “Fiquei surpreso ao ver os Guardas Suíços alinhados em frente à Praça de São Pedro e me perguntei quem eram essas pessoas, esses soldados que serviam ao Santo Padre. A partir daquele momento, cresceu o desejo de vestir o uniforme da Guarda Suíça, uma escolha que exige sacrifício, mas também orgulho. Servir segundo os princípios da Guarda Suíça é uma honra”, explicou.

Guarda Suica tera 34 novos recrutas a partir de maio 4

A fórmula do juramento

Durante a cerimônia, o capelão lê a seguinte fórmula: “Juro servir fiel, leal e honradamente o Pontífice reinante e seus sucessores legítimos, dedicando-me a eles com todas as minhas forças, sacrificando, se necessário, até mesmo a minha vida em sua defesa. Assumo os mesmos deveres para com o Colégio Cardinalício durante a vacância da Sé Apostólica. Prometo também ao Comandante e aos demais Superiores respeito, fidelidade e obediência. Assim, juro, que Deus e nossos Santos Padroeiros me assistam”.

Em resposta, o guarda que está fazendo o juramento, com uma das mãos segurando a bandeira, diz: “Eu, Alabardeiro…, juro observar fiel, leal e honradamente tudo o que me foi lido neste momento. Que Deus e nossos Santos Padroeiros me assistam!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas