Santuário de Aparecida apresenta novos mantos e trono de Nossa Senhora
A Novena da Padroeira deste ano de 2025 seguirá o seguinte tema: ‘Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida’.
Foto: Divulgação/Lucas Torres.
Aparecida – São Paulo (29/09/2025 10:34, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida apresentou o trono e os mantos que serão utilizados durante a Novena da Padroeira 2025, que este ano seguirá o seguinte tema: ‘Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida’.
A cerimônia de apresentação contou com a participação dos Missionários Redentoristas Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional; do Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., prefeito de Igreja; da Irmã Maria Regina Conceição, do Carmelo de Aparecida; e do arquiteto Almir José Neto.
Manto de Nossa Senhora: símbolo de abrigo, proteção e amparo
Todos os anos, os mantos são bordados à mão pelas Irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus em Aparecida (SP) que realizam este trabalho com muito esmero e cuidado, transformando a arte em um símbolo de beleza e Fé. Neste ano, o manto da Novena da Tarde traz o símbolo do Espírito Santo e o manto da Novena Solene, o Alfa e Ômega.
O Padre Eduardo Catalfo comentou que “o filho de Deus deu-nos por Mãe, uma rainha incomparável que nos protege e cobre com seu manto de amor”, e que este “manto de Nossa Senhora, numa palavra, simboliza abrigo, proteção e amparo. É sobre a especial proteção de Maria que cultivamos o bom propósito de conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Duas realidades presentes no trono: a Fé e a vida
Já o trono, no qual a imagem de Nossa Senhora será colocada após sua entronização durante a Novena, foi produzido pelos colaboradores do Santuário e projetado pelo arquiteto especialista em arte sacra, Almir Neto, que assina o projeto do trono pela terceira vez. Para o Padre Ferdinando, os detalhes do trono deste ano nos recordam a magnitude da Fé e da vida.
“O trono traz duas realidades: a da Fé e a da vida, porque a Fé não se separa da vida e a vida não se separa da Fé. Por isso, esses dois elementos: a Fé e a vida estão presentes no trono”, afirmou. O sacerdote explicou que a cor marrom da madeira simboliza a nossa realidade, já a cor dourada nos recorda da eternidade como luz resplandecente sobre nós e a dignidade de Maria. (EPC)
Deixe seu comentário