O Papa nomeia Monsenhor Roberto Campisi Observador Permanente da Santa Sé na UNESCO
A presença da Santa Sé na UNESCO permite defender a liberdade religiosa, apoiar a proteção do patrimônio religioso e cultural e preservar as tradições cristãs.
Foto: Vatican News
Redação (27/09/2025 10:49, Gaudium Press) Leão XIV nomeou Mons. Roberto Campisi, até agora assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Observador Permanente da Santa Sé junto à UNESCO. Ele sucede a Dom Eric Soviguidi, recentemente nomeado núncio apostólico em Burkina Faso. Nascido em 18 de novembro de 1978 em Siracusa (Itália), Dom Campisi foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Siracusa em 7 de dezembro de 2002. Em 2007, obteve doutorado in utroque iure na Pontifícia Universidade Lateranense. Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 2010, tendo trabalhado nas representações pontifícias na Costa do Marfim, na Venezuela e na Itália, antes de ser chamado para a Secretaria de Estado.
Em 26 de outubro de 2022, foi nomeado assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, cargo que exerceu até setembro de 2025. Nessa ocasião, recebeu também o título de prelado de honra de Sua Santidade. Em novembro de 2024, tornou-se membro do Conselho Superior de Coordenação da Pontifícia Universidade Lateranense. Em fevereiro de 2025, foi nomeado presidente da Comissão para as Doações à Santa Sé, recém-criada para garantir a transparência e a boa gestão das contribuições destinadas à Santa Sé.
Como Observador Permanente da Santa Sé, Dom Campisi representará a Igreja nos trabalhos da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, fundada em 1945. A UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional nessas áreas, a fim de contribuir para a paz, a segurança e o respeito universal pela justiça e pelos direitos humanos.
Deixe seu comentário