Gaudium news > Rio de Janeiro acolhe 18º Congresso Internacional de Direito Canônico

Rio de Janeiro acolhe 18º Congresso Internacional de Direito Canônico

O encontro seguirá até o próximo sábado, 27, reunindo especialistas de diversas partes do mundo para debater questões fundamentais do ordenamento jurídico da Igreja.

Rio de Janeiro acolhe 18o Congresso Internacional de Direito Canonico

Rio de Janeiro (22/09/2025 14:53, Gaudium Press) O Rio de Janeiro acolhe, a partir desta segunda-feira, 22 de setembro, a 18ª edição do Congresso Internacional de Direito Canônico que terá como tema “Dignidade Humana e Direito dos Fiéis”. Realizado no Centro de Estudos do Sumaré, o encontro seguirá até o sábado, 27, reunindo especialistas de diversas partes do mundo para debater questões fundamentais do ordenamento jurídico da Igreja.

Este congresso internacional é promovido pela Associação Internacional de Promoção do Estudo do Direito Canônico, composta por professores de Direito Canônico. O comitê organizador é presidido pelo monsenhor José Gomes Moraes, diretor do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro e membro da associação. Durante o encontro, serão realizadas conferências e debates, além da assembleia eletiva da nova direção da entidade.

Espaço de diálogo entre grandes expoentes e pesquisadores

“Esse encontro tem a função de ser um lugar de reflexão canônica sobre o tema que é proposto. Não é um encontro de nenhum organismo eclesial para que dele saia uma normativa, mas um espaço de diálogo entre os grandes expoentes e pesquisadores do direito canônico no mundo”, garantiu o Padre Carlos Augusto Azevedo da Silva, doutorando em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

De acordo com o sacerdote, estes encontros têm papel fundamental no desenvolvimento do Direito Canônico, pois “são nesses congressos que amadurece o pensamento e a reflexão canônica sobre as novas realidades da Igreja. É um espaço onde professores e especialistas podem oferecer contribuições que ajudem, inclusive, o legislador a sanar lacunas ainda existentes na lei”.

Palestrantes reconhecidos internacionalmente

Dentre os palestrantes confirmados estão: o Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Esztergom-Budapeste e primaz da Hungria, que fará a conferência inaugural; o Padre Bruno Esposito; o professor Paolo Carozza (Universidade de Notre Dame, EUA); o professor Luis Navarro (Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma); e o Padre Damián Astigueta (Universidade Gregoriana, Roma).

O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, estará presente na sessão inaugural do congresso, que contará com mesas-redondas, workshops e debates sobre temas como liberdade religiosa, poder de governo eclesial, sanções penais no âmbito canônico, diálogo ecumênico, associações de fiéis e novas comunidades católicas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas