Gaudium news > Torres da Catedral de Notre Dame são reabertas ao público

Torres da Catedral de Notre Dame são reabertas ao público

Após passar por trabalhos de restauração que duraram seis anos, a aguardada inauguração contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron.

Torres da Catedral de Notre Dame sao reabertas ao publico 1

Paris – França (19/09/2025 16:16, Gaudium Press) As torres da Catedral de Notre Dame de Paris foram reabertas oficialmente ao público nesta sexta-feira, 19. Após passar por trabalhos de restauração que duraram seis anos, a aguardada inauguração contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, acompanhado por arquitetos, restauradores e representantes do patrimônio francês.

Apesar de ter sido reaberta em dezembro de 2024, após o incêndio que destruiu parte deste histórico templo francês, a Catedral de Notre Dame ainda não estava completamente restaurada. A última etapa eram as suas duas torres, que agora serão reabertas a partir deste sábado, 20 de setembro, para visitação do público, que terá uma experiência imersiva com recursos visuais e sonoros.

notre dame 4150231 1280

Trajeto poderá ser percorrido em 50 minutos

Com 424 degraus, o trajeto pode ser percorrido em 50 minutos, sendo iniciado em uma íngreme escada em espiral na base da Torre Sul, que leva a uma primeira sala medieval, na metade do caminho, onde se encontra uma maquete da Catedral e é narrada a história deste ícone parisiense, desde a primeira pedra, no ano de 1163 até os nossos dias. Ali também estão duas quimeras originais salvas do incêndio de 2019.

O visitante seguirá o caminho através de uma escadaria de madeira maciça com 178 degraus que conduz os transeuntes até o terraço da Torre Sul, a uma altitude de quase 70 metros, onde é possível ter uma visão panorâmica de 360 graus de todo o centro da capital francesa. Os destaques deste local são: a Basílica do Sagrado Coração, a Cúpula do Panteão e a Torre Eiffel.

Torres da Catedral de Notre Dame sao reabertas ao publico 2

Haverá limitação de visitantes por vez

Ao retornar para o interior da catedral, o visitante terá a oportunidade de ver de perto os dois sinos do templo francês: o ‘Bourdon’ Emmanuel, com mais de 13 toneladas; e o Marie, com mais de 6 toneladas. Ainda ali, através de uma grande varanda com vista para o pátio da Catedral, é possível vislumbrar a famosa “floresta”, o lendário sótão de madeira que foi totalmente reconstruído.

A visita para as torres da Catedral de Notre Dame será limitada a 400 mil visitantes por ano, que deverão comprar seus ingressos pela internet no valor de 16 euros (cerca de 103 reais). O limite será de 19 pessoas por vez. As obras de restauração das torres custaram 552 milhões de euros. A torre norte, mais afetada pelo incêndio, recebeu reforços estruturais e inspeção dos sinos, já a torre sul, poupada pelas chamas, teve vigas substituídas e sua cobertura de chumbo renovada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas