Corda do Círio chega à Basílica Santuário de Nazaré
Pelo terceiro ano consecutivo a corda do Círio de Nazaré, com 800 metros de comprimento, foi produzida integralmente no Pará.
Foto: Rosana Pinto / Ascom DFN.
Belém – Pará (15/09/2025 10:18, Gaudium Press) A Corda do Círio, um dos ícones desta tradicional devoção, já está na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, no Pará. Proveniente do município de Castanhal, no nordeste do Pará, a corda que será utilizada nas procissões deste ano percorreu um trajeto de cerca de 74 km até a capital.
Símbolo do Círio ainda passará por vistoria
A cerimônia oficial de entrega da corda do Círio 2025 foi realizada no dia 11 de setembro, com a presença da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Agora, este símbolo da Fé permanecerá guardado na Estação Padre Luciano Brambilla, no estacionamento da Basílica, até a vistoria, marcada para ser realizada no dia 27 de setembro.
Durante a revisão, serão verificadas as argolas, nós, estações e o comprimento total para garantir que estejam em perfeitas condições. Após a vistoria, a corda da Trasladação permanecerá exposta na Estação Luciano Brambilla, enquanto a corda do Círio será levada para a Estação das Docas, onde poderá ser visitada pelo público até o dia 11 de outubro.
Corda produzida no Pará pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo a corda do Círio de Nazaré foi produzida integralmente no Pará. Com 800 metros de comprimento, a peça é dividida em duas partes de 400 metros, sendo uma para ser utilizada no Círio e outra no momento da Trasladação. Ela é confeccionada em fibra de malva e tem 60 milímetros de diâmetro.
O material utilizado torna a corda mais macia ao toque, mantendo sua resistência. Mais de mil toneladas de fibras de malva são usadas durante as diversas etapas de fabricação. O processo de desenvolvimento da peça dura por volta de sete meses, sendo três deles dedicados ao planejamento e quatro à produção industrial. Ao longo desse período, mais de 480 colaboradores estiveram diretamente envolvidos nas diversas etapas.
Origem da Corda do Círio de Nazaré
A Corda passou a fazer parte do Círio a partir do ano de 1885, quando, por conta de uma enchente na baía de Guajará, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que na época era puxada por bois, ficou atolada e não conseguiu avançar. Na ocasião, os fiéis tiveram a ideia de puxar a berlinda com uma corda. A partir de então, seguiu-se a tradição de conduzir a berlinda com a corda, símbolo de Fé. Desde então, a corda se tornou um elo simbólico entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis, sendo incorporada oficialmente às festividades do Círio. (EPC)
Deixe seu comentário