Gaudium news > Romaria do Bom Jesus da Lapa é reconhecida como manifestação cultural nacional

Romaria do Bom Jesus da Lapa é reconhecida como manifestação cultural nacional

A festividade, que acontece na Bahia entre os meses de julho e agosto, já era considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2023.

Romaria do Bom Jesus da Lapa e reconhecida como manifestacao cultural nacional

Bom Jesus da Lapa – Bahia (15/09/2025 14:16, Gaudium Press) A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa foi oficialmente reconhecida como manifestação cultural nacional após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A festividade, que acontece na Bahia, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2023.

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, “ao reconhecermos oficialmente essa tradição como manifestação da cultura nacional, estamos garantindo que ela seja preservada e valorizada, além de impulsionar o turismo religioso, que gera emprego, renda e fortalece a identidade brasileira”.

Mais de 600 mil fieis participam da Romaria do Bom Jesus da Lapa 2

Uma das mais antigas e tradicionais manifestações religiosas do Brasil

Anualmente, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, quando a liturgia católica celebra a Transfiguração do Senhor, por volta de 600 mil devotos se reúnem em Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, para participar dessa que é uma das mais antigas e tradicionais manifestações religiosas do Brasil e a maior do Estado, gerando um forte impacto social, cultural e econômico.

Agora, com a lei sancionada, o governo fica autorizado a estabelecer diversas políticas públicas relacionadas ao tema, como garantir a segurança dos romeiros, promover a celebração dos atos religiosos, destinar apoio aos romeiros nas ações que envolvam as celebrações e registrar a Romaria no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.

Mais de 600 mil fieis participam da Romaria do Bom Jesus da Lapa 1

História da devoção ao Senhor Bom Jesus da Lapa

No ano de 1691, após distribuir seus bens, o português Francisco de Mendonça Mar começou a andar pelos sertões carregando um crucifixo do Bom Jesus e uma imagem de Nossa Senhora da Soledade. Ao se deparar com o morro, ele se instalou dentro de uma gruta onde fez um altar e começou a viver ali como eremita.

Rapidamente se espalhou pela região a notícia de que um homem piedoso habitava na gruta, o que chamou a atenção dos habitantes, que começaram a frequentá-la em busca de oração, iniciando assim as primeiras romarias e a devoção ao Bom Jesus da Lapa. Atualmente, o Santuário é administrado pelos redentoristas, sendo considerado o primeiro Santuário natural do país e uma das sete maravilhas do Brasil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas