Mais de 10.000 pessoas celebraram a Festa do Divino Menino em Bogotá
Milhares de fiéis compareceram ao Santuário para receber o Sacramento da Reconciliação, participar da Santa Eucaristia e rezar diante da imagem do Divino Menino.
Redação (10/09/2025 09:39, Gaudium Press) No ano de 1636, Nosso Senhor apareceu à venerável Margarida do Santíssimo Sacramento, concedendo-lhe uma solene promessa: “Tudo o que desejares pedir, solicita-o pelos méritos da minha infância, e tua oração será atendida”. Desde então, inúmeros devotos em todo o mundo têm recorrido a Deus, invocando os méritos da infância de Jesus, e recebido graças extraordinárias.
Para agradecer essas graças, aproximadamente dez mil fiéis reuniram-se na praça do Santuário do Divino Menino, no último domingo, 7 de setembro, para celebrar os 90 anos dessa devoção iniciada no bairro Veinte de Julio, em Bogotá, Colômbia, por iniciativa do sacerdote salesiano Juan del Rizzo, de onde se espalhou para diversos países.
A celebração teve início nove dias antes, com a recitação da tradicional novena, e prosseguiu no sábado, dia 6, com atividades como um almoço oferecido a cerca de mil crianças das instituições salesianas e uma missa solene presidida por Dom Alejandro Díaz García, bispo auxiliar de Bogotá.
No dia principal, coincidente com o primeiro domingo de setembro, o santuário acolheu, desde as primeiras horas da manhã, milhares de fiéis que acorreram para receber o Sacramento da Reconciliação, participar das diversas Eucaristias programadas e rezar diante da imagem original do Divino Menino, exposta em uma capela situada na parte posterior do templo.
A Celebração da Eucaristia foi precedida por uma procissão com a imagem do Divino Menino pelas ruas do bairro, durante a qual os fiéis recitavam a recitação do Rosário e diversos cânticos. Jovens membros dos Amigos do Divino Menino Jesus — um dos vários grupos pastorais salesianos — caminhavam à frente, vestindo trajes semelhantes aos da imagem. A procissão culminou com a entrada da imagem na praça principal do Santuário do Divino Menino Jesus, onde foi saudada pelo toque dos sinos e pelos aplausos de milhares de pessoas que aguardavam o início da Eucaristia.
Ser testemunhas de Jesus
Em sua homilia, o padre Jaramillo destacou a devoção ao Divino Menino, “que cultivamos há 90 anos” e que reúne milhares de pessoas para que, “com fé e devoção”, apresentem suas intenções.
“Quem é o Menino Jesus?”, perguntou o sacerdote, para depois explicar que, como diz o Evangelho, é “Aquele que crescia em graça, sabedoria e santidade. Aquele que é designado para levantar as nações, trazendo a salvação”
Mas também é Aquele “que se encontra cheio de sabedoria conversando com os mestres da lei” e que, já adulto, indica que quem não estiver disposto a tomar sua cruz e segui-lo não pode ser seu discípulo.
“Assim se nos apresenta o Menino que cresceu e que começa sua missão pública chamando-nos a segui-lo. Então, celebrando a festa do Menino Jesus, temos que pedir-lhe que nos conceda a graça de saber ouvir sua palavra, o convite a segui-lo com fidelidade”, expressou.
Para isso, explicou, os católicos precisam se desapegar de tudo o que os prende às coisas do mundo e que pode ser um obstáculo para o relacionamento com Cristo. “Ele nos pede que revisemos se realmente somos capazes de negar a nós mesmos”.
“Peçamos isso ao Senhor, celebrando a festa do Menino Jesus, que incute em nós a abundância do Espírito como fez em Maria Santíssima (…), que nos conceda a graça de poder experimentar esse crescimento que Jesus experimenta” em graça, sabedoria e santidade.
Com informações e fotos www.ninojesus20dejulio.org
Deixe seu comentário